29 de maio: uma data para homenagear os Peacekeepers
Santa Maria (RS) - No dia 29 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, conhecidos como Peacekeepers. Foi nesta data, no ano de 1948, que foi destacada a primeira missão de paz das Nações Unidas (ONU), constituída por tropas de países não envolvidos na disputa, para monitorar o cessar-fogo, evitar novos conflitos e supervisionar os acordos de paz. A data foi estabelecida para reconhecer o profissionalismo, a dedicação e a coragem de homens e mulheres que serviram e que continuam servindo em missões de paz.
Brasileiros participaram em mais de 30 missões de paz, no fortalecimento das instituições nacionais e na segurança da área de operações sob sua responsabilidade.
A mais recente atuação dos ‘capacetes azuis’ foi na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), quando foram enviados 27 contingentes entre 2004 e 2017.
A 3ª Divisão de Exército enviou um significativo efetivo de integrantes das Organizações Militares para compor os Batalhões Brasileiros de Força de Paz (BRABAT) na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
A data não poderia passar em branco. Por isso, diversas homenagens a militares que participaram das missões foram realizadas. Na sexta-feira, 25 de maio, uma Sessão Solene ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Maria, onde o Instituto Boina Azul, prestou reconhecimento aos boina azul que estiveram presentes.
Já no sábado, foi nas dependências da 6ª Brigada de Infantaria Blindada que ocorreu o 1º Encontro de Boinas Azuis da jurisdição da 3ª Divisão de Exército. Houve entrega de certificados e medalhas a soldados da paz, autoridades e demais homenageados.
Fotos: Comunicação Social 6ª Bda Inf Bld / Sd Ev Rusch / Divulgação Gabriel Haesbaert
Redes Sociais