Militares do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4º RCB), de São Luiz Gonzaga, RS, participaram do Curso de Patrulhamento de Fronteira, realizado no 14° Batalhão de Polícia Militar. O treinamento, que inclui disciplinas como abordagem policial, tiro, natação utilitária, noções de sobrevivência, conduta de patrulha e inteligência policial visa capacitar os militares para o patrulhamento das fronteiras e o combate aos crimes transfronteiriços.
Nossas fronteiras
O Brasil, com seus 8,5 milhões de km², possui uma extensa fronteira terrestre de 16.886 km que conecta o país às dez nações sul-americanas através de onze Estados. A Constituição de 1988 reforça a importância estratégica das fronteiras, definindo uma faixa de 150 km ao longo do limite terrestre como essencial para a defesa nacional. Essa área não só abre oportunidades de desenvolvimento e prosperidade, mas também representa um desafio devido à circulação de ilícitos transnacionais que afetam a segurança pública, a economia, a saúde e a soberania do país.
Para enfrentar essas ameaças, o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) foi criado, fortalecendo a prevenção e repressão de delitos transfronteiriços. Nesse contexto, as operações interagências se mostram fundamentais para lidar com a permeabilidade das fronteiras e garantir a segurança e integridade do território brasileiro.
Fonte: Comunicação Social/4º RCB