SÍNTESE HISTÓRICA
Herdeira dos feitos e das tradições da 3ª Divisão de Infantaria do Exército Imperial que, sob o comando do bravo Brigadeiro Antônio de Sampaio, cobriu-se de glórias nas batalhas da Guerra da Tríplice Aliança, a 3ª Divisão de Exército ostenta, orgulhosamente, a denominação histórica de Divisão Encouraçada, que completa, no dia 6 de agosto de 2024, 116 anos de existência.
Após sucessivas denominações que tiveram início com a criação da 3ª Brigada Estratégica, em 1908, na cidade de Santa Maria, a partir de 1º de janeiro de 1972, passa a denominar 3ª Divisão de Exército, seguindo mudanças estruturas do Exército Brasileiro, conta atualmente com a seguinte disposição a seguir: Comando (Santa Maria-RS); Organizações Diretamente Subordinadas: Companhia de Comando da 3ª DE (Santa Maria-RS), 1º Batalhão de Comunicações (Santo Ângelo-RS), Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria, e Grandes Unidades: 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS); 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS); 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana-RS); e Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (Cruz Alta-RS).
Em 7 de março de 1979, o Ministro do Exército, considerando que a 3ª DE, por sua destinação básica e funcional, por sua numeração e por enquadrar entre suas organizações militares subordinadas, unidades que combateram na campanha da tríplice aliança, apresentando afinidades com a 3ª Divisão do Exército Imperial, do Brigadeiro Antônio de Sampaio, concedeu-lhe a denominação de "Divisão Encouraçada" que, orgulhosamente, apresenta em seu estandarte histórico.
Na última década, a 3ª DE enviou um significativo efetivo de integrantes das Organizações Militares subordinadas à Divisão Encouraçada para compor os Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT) na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). O primeiro contingente, de maio a novembro de 2007, compôs o BRABAT 7. No ano de 2010, entre os meses de fevereiro a setembro, compôs o BRABAT 12. Por fim, entre os meses de novembro de 2014 a junho de 2015, ocorreu a atuação do BRABAT 21.
Em 2016 os efetivos de organizações militares subordinadas à 3ª DE, desta e de outras Guarnições, atuaram na cidade do Rio de Janeiro-RJ, como parte do dispositivo de segurança organizado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016.
Em 26 de maio de 2021, registra-se, na história do Exército Brasileiro, os 100 anos dos Blindados no Brasil, pioneiro no emprego da arma blindada na América Latina, portanto, um século da adoção de blindados pelo Exército Brasileiro, e as comemorações alusivas a este marco significativo da história militar brasileira foram conduzidas por esta Divisão de Exército. Isto deve-se ao fato de a Divisão Encouraçada ter a maior concentração de blindados da Força Terrestre, sendo ainda sede de unidades militares de ensino e aplicação deste material.
Ao longo de sua trajetória, a 3ª Divisão de Exército contribuiu, sobremaneira, para o processo de desenvolvimento da região; conduziu e apoiou operações de cunho cívico social; e promoveu inúmeras parcerias com entidades civis, atuação que concorreu, permanentemente, para o fortalecimento e a ampliação da integração do Exército Brasileiro, com as comunidades situadas na área de responsabilidade da Divisão Encouraçada, cumprindo assim a diretriz ministerial sintetizada no lema: Aço! Em defesa da pátria, Brasil!
A 3ª DE tem responsabilidade sobre um área de segurança integrada que abrange, 303 dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Abriga um efetivo aproximadamente de 15.000, entre homens e mulheres, distribuídos nas 44 Organizações Militares subordinadas, das diferentes Armas, Quadros e Serviços. Na sua área de abrangência estão localizadas, também, 9 (nove) Organizações Militares Regionais e 4 (quatro) Estabelecimentos de Ensino, bem como funcionam 6 (seis) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).