Dia da Bandeira é celebrado na Guarnição de Santa Maria

          Santa Maria (RS) - A data de 19 de novembro marca o dia da criação da Bandeira do Brasil, um dos símbolos nacionais mais reverenciados em todo o país. Neste ano, comemora-se o aniversário de 135 anos do pavilhão nacional que, idealizado por Raimundo Teixeira Mendes, manteve as cores da Bandeira do Brasil Imperial, trazendo o verde da Casa de Bragança, que hoje evoca as vastas florestas e a exuberante natureza do Brasil, e o amarelo da Casa de Habsburgo, da Imperatriz Leopoldina, matriarca da Independência, que simboliza, ainda, a riqueza dos recursos naturais do território brasileiro. A esfera azul, representando as constelações do céu do Rio de Janeiro na data da Proclamação da República, remete às unidades federativas, irmanadas no mesmo propósito de “Ordem e Progresso”, que inspirou os fundadores da República e as várias gerações de brasileiros que os sucederam na busca pela paz, pela estabilidade e pelo desenvolvimento do país.

          Na Guarnição de Santa Maria, o Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) celebrou o Dia da Bandeira com uma formatura no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Regimento Mallet, nesta terça-feira.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 3ª DE, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que no seu discurso, destacou a importância da data:

          “Hoje, homenageamos a Bandeira Nacional, o nosso símbolo maior, e que precisamos sempre estar dispostos a dar o nosso melhor, em proveito do nosso estado, dos nossos símbolos, reverenciando sempre todas as oportunidades que nos for impossível. Hoje, é um dia especial, que nós paramos para fazer essa cerimônia, e que possamos também juntos relembrar os nossos compromissos com a Pátria”, explanou o comandante.

          Como já é tradição nesta data, bandeiras já consideradas inservíveis foram incineradas durante a cerimônia. Além disso, outros três exemplares do símbolo nacional foram entregues a representantes de instituições de ensino da cidade./ Dentre eles, o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Mário Quintana, cuja vice-diretora, Roseli de Oliveira Muller, falou sobre o sentimento de levar a bandeira nova para a escola:

            “Acho é muito importante, reforçar a questão do civismo em todas as escolas, isso traz um sentimento de amor à Pátria. A nossa escola oferece provas de conclusão de Ensino Fundamental e Médio, e esse ano, em outubro, através de uma parceria bem grande que a gente tem com o Exército, fizemos provas para 300 militares. Sendo assim, mesmo que não tenhamos turmas com frequência, essa nova bandeira estará lá para que todos possam ver. Ela veio em boa hora, já que a nossa bandeira estava bem precária”, contou a professora.

          Estandarte da coesão nacional, que tremula em todas as organizações militares, ornamenta e distingue o uniforme do Exército no Brasil e no mundo. É, também, o emblema da identidade nacional, que evoca os feitos heroicos do passado e a esperança de um futuro próspero e grandioso.

 

 

 

 

 

 

Texto:

Tenente BRONDANI

Imagens:

Tenente BRONDANI

Sargento PABLO VIEIRA