Santa Maria (RS) - Nesta quinta-feira, 2 de maio de 2024, foi realizada na Base Aérea de Santa Maria uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto a uma equipe de ministros, o comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de prefeitos de cidades atingidas na Região Central do Estado.
Foram apresentados os efeitos do evento meteorológico de proporções históricas que atingiu o Rio Grande do Sul e as ações de salvamento que estão em curso. Como medida emergencial, ficou decidida a criação de uma Sala de Situação Integrada, sob coordenação do Comando Militar do Sul, para organizar as operações de resgate em todas as regiões atingidas.
O Comandante do Exército destacou que o trabalho tem sido coordenado com as demais agências buscando sinergia, o que é fundamental. Integrar as ações no CMS tem uma grande vantagem, já que esse é o maior comando militar de área do Exército, com 51.500 militares. “Podemos aumentar o efetivo com militares do Paraná e Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul. Na medida em que for necessário, deslocaremos nossos meios para reforçar ainda mais, para atuarem de maneira a proporcionar o socorro rápido e ágil à população”, disse General Tomás.
Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Fotos: Sargento Pires/Marcelo Oliveira