A abnegação, que siginifica generosidade com sacrifício, foi destacada na formatura em comemoração do Dia do Soldado na Guarnição de Santa Maria. No dia 23 de agosto de 2024, no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet, reuniram-se autoridades civis e militares para homenagear o grande soldado do passado, Luis Alves de Lima e Silva, o Pacificador Duque de Caxias, e também o soldado do presente, representados pelos 650 militares em forma.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 3ª DE, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, que, lembrou do legado de patriotismo e coragem do Patrono do Exército.
“Não podemos esquecer de celebrar e homenagear o soldado que tem feito a nossa história ao longo dos anos e segue fazendo na atualidade. Temos que lembrar do ser humano, o indivíduo que deve estar muito orgulhoso de fazer parte dessa instituição. Eu tenho certeza que hoje o coração dele deve estar palpitando no peito com muita intensidade por tudo que ele tem feito ao longo da história e atualmente, sempre ao lado da sociedade brasileira”, destacou o General.
General Pimentel relembrou do legado de patriotismo e coragem de Duque de Caxias.
No Pátio de Formaturas do Regimento Mallet, 650 militares representaram as tropas da 3ª DE.
A declaração do Sargento Franco, do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, que está na ponta da linha, atuando nas atividades de braço forte e de mão amiga, confirma a definição de abnegação do bom soldado:
“Ser soldado para mim é colocar acima da própria vontade a vontade coletiva. Estar disposto a abrir mão das nossas necessidades em prol de algo maior”, explicou o sargento.
O Sargento Franco, do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, destacou o espírito altruísta do soldado.
No comando da tropa em forma, o Major Jonas Ferreira, falou sobre a missão do soldado de servir e defender a Pátria.
“Mais do que isso servir e defender a Pátria, é cultuar os valores como a hierarquia, a disciplina, a ética militar, assim como nossas tradições, nossos heróis, como nossos patronos, os febianos que lutaram pela nossa liberdade. E nossos soldados atuais que estão nas diversas operações pelo nosso Brasil”, ressaltou o major.
Major Jonas Ferreira descreveu os valores militares que o soldado deve cultuar.
As honras militares foram ao Patrono.
Durante a formatura, militares e civis foram condecorados com as Medalhas do Pacificador, do Exército Brasileiro e Marechal Trompowsky.
A Solenidade foi um momento de integração e reconhecimento a todos que contribuem com o Exército Brasileiro.
Texto: Tenente Adriana
Fotos: Divulgação 3ª DE