Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Conheça o Seu Exército é realizado em Santa Maria
Início do conteúdo da página

Conheça o Seu Exército é realizado em Santa Maria

Santa Maria (RS) – Nos dias 21 e 22 de novembro 2023, a sétima edição do Programa Conheça o Seu Exército foi realizada pelo Comando Militar do Sul (CMS) na Guarnição de Santa Maria. Um grupo de cerca de 20 pessoas, formado por jornalistas, representantes de instituições de ensino e pesquisa e de entidades locais, teve a oportunidade de visitar as instalações de organizações militares da Capital dos Blindados.
 
IMG 0297
 
Da tecnologia empregada nos métodos de ensino do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) até os simuladores de combate que servem para adestramento, formação e capacitação de militares de todo o Brasil e de nações amigas, o grupo conheceu os projetos do Exército em defesa nacional e também em benefício da população local. Entre eles, pesquisas de cunho ambiental, realizadas na área de Mata Atlântica pertencente ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). O ponto alto da visitação foi a demonstração do poder de fogo da Divisão Encouraçada, com o tiro realizado no Posto de Observação do General, no CISM.
 
 IMG 0469 
 IMG 0537
 
O Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destaca a importância da atividade:
“É uma maneira que temos de aproximar o Exército com a sociedade. E também, prestar contas daquilo que verdadeiramente o Exército Brasileiro faz. Vai muito além de uma visão estereotipada que se tem, aproximando as instituições locais, a imprensa e as universidades. De maneira que se some forças para o desenvolvimento do nosso país”, explana o comandante.
 
IMG 0618 
Para os participantes, é uma oportunidade de testemunhar o trabalho desenvolvido pela instituição.
“O que me chamou bastante a atenção, além do organograma do Exército, as funções, as finalidades e características de cada unidade, foi a tecnologia e a inovação empregada nos equipamentos, nos carros de combate. Ter essa experiência de estar aqui, olhando, tocando, subindo em um blindado, conhecer o funcionamento e manutenção dos equipamentos, os simuladores. Estou achando muito interessante”, considera a Secretária Adjunta de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria.
 
Uma ação que serviu para integrar as instituições e proporcionar momentos únicos. 
“É uma chance de criar parcerias e relações, não só da universidade com o Exército, mas também com outras instituições que existem em Santa Maria. Andar de blindado é uma experiência que eu vou levar para vida”, avalia Magda Monego, diretora de Pesquisa e Extensão do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
 
Para os comandantes, abrir as portas de suas organizações militares é uma chance de compartilhar conhecimento.
“Moramos todos aqui em Santa Maria e, muitas vezes, uma instituição não conhece a outra. Essa atividade mútua traz respeito, permite mostrar as capacidades, as potencialidades, e, quando vier trabalhar de forma conjunta, esse trabalho seja sinérgico”, pondera o Comandante do Centro de Instrução de Blindados (CI BLD), Coronel Daniel Bernardi Annes.
 
O programa Conheça o Seu Exército abre à sociedade os desafios e peculiaridades do cotidiano militar.
“Esse programa tem dois objetivos importantes, sendo o primeiro: se integrar com a sociedade, com os veículos de imprensa, com as instituições, fazendo uma relação institucional do CMS e das Divisões de Exército com a sociedade em geral. E, o segundo objetivo é mostrar o que o Exército faz em prol da defesa da Pátria, da fiscalização, do investimento em capacitação, da proteção do meio ambiente, apoio nas calamidades, entre outros. Ou seja, tanto no Braço Forte como na Mão Amiga”, analisa o Chefe da Seção de Comunicação Social do CMS, Coronel Alessandro Lima Marques.
 
IMG 1931
Fotos:  Sargento Pablo Vieira
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página