Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Divisão Encouraçada realiza solenidade ao Dia da Bandeira
Início do conteúdo da página

Divisão Encouraçada realiza solenidade ao Dia da Bandeira

Santa Maria (RS) – Militares em forma. Hasteamento da bandeira do Brasil ao som do Hino Nacional. Queima de estandartes inservíveis e distribuição de novos a escolas da rede municipal de ensino. Execução do Hino da Bandeira. Esses foram alguns dos passos realizados na formatura alusiva ao Dia da Bandeira, realizada neste domingo, no 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), em Santa Maria, pelo Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

Em um trecho do discurso, o comandante da 3ª DE, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destacou a perpetuidade deste símbolo nacional.
"A Bandeira não se gasta, não esmaece e nem se finda. Transfigura-se no fogo e incorpora-se à nova flâmula hasteada no dia de hoje. Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas", explanou o comandante.

Em seguida, duas bandeiras do Brasil foram entregues para diretoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Diácono João Luiz Pozzobon e Castro Alves, ambas apadrinhadas por Organizações Militares (OM) subordinadas à 3ª DE.
"É uma grande satisfação poder participar dessa solenidade e levar para escola esse símbolo tão importante, para que seja utilizados nas nossas atividades cívicas. É mais uma aprendizado que vamos compartilhar com nossos alunos, os quais gostaríamos que pudessem estar aqui para vivenciar essa cerimônia e entender um pouco mais na prática sobre os símbolos nacionais e seus significados", considerou a diretora da EMEF João Luiz Pozzobon, Sandra Suzana Macimowitz Silva.

Em seguida, frações de tropas representantes das OM de Santa Maria desfilaram em encerramento da solenidade.
O Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro como simbologia criada para marcar o fim do Império e o início da República no país. É por este motivo que a comemoração é realizada quatro dias após a Proclamação da República, datada em 15 de novembro de 1889.

bandeira1

bandeira2

bandeira4

bandeira5

bandeira6

bandeira7a

bandeira8

bandeira9

bandeira10

Fotos: Com Soc 3ª DE

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página