Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > DA-DCT integra Experimentação Doutrinária a Viaturas Blindadas
Início do conteúdo da página

DA-DCT integra Experimentação Doutrinária a Viaturas Blindadas

Santa Maria (RS)No período de 16 a 27 de outubro de 2023, o Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia (DA-DCT) esteve presente nas atividades inseridas no contexto da Experimentação Doutrinária da VBMT LSR 4X4 Guaicurus, realizadas na área do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e nas dependências do 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB) na Guarnição de Santa Maria-RS.

guaicurus 1 5 min

Durante as atividades, militares da Seção de Fabricação (SF) do DA-DCT realizaram o acompanhamento do exercício de Experimentação Doutrinária da VBMT LSR 4X4 Guaicurus, que envolveu equipes de Pelotão de Exploradores dos 30° Batalhão de Infantaria Mecanizada (30º B I Mec) sediado em Apucarana-PR, do 33° Batalhão de Infantaria Mecanizada (33º B I Mec) sediado em Cascavel-PR, do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada (34º B I Mec) sediado em Foz do Iguaçu-PR, batalhões estes orgânicos da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), do 29° Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB) e de uma equipe de manutenção do 4° Batalhão Logístico (4° B Log) ambos orgânicos da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld). Participaram também da atividade, uma equipe de Coordenação Estratégica de Pelotões de Exploradores do Centro de Instrução de Blindados (C I Bld), uma equipe de Observadores e Controladores de Adestramento composta por militares do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), por militares do 9° Regimento de Cavalaria Blindada (9º RCB) sediado em São Gabriel-RS além de uma equipe de transporte composta por militares do 4° Batalhão Logístico (4º B Log) e do 15° Batalhão Logístico (15º B Log) sediado em Cascavel-PR. 

Além das Organizações Militares já citadas, estiveram presentes nas atividades o líder de Assistência Técnica da Iveco Defense Vehicles, Silvio Delaterra, o especialista de Produto da ZF do Brasil Ltda, Adilson Papa, bem como militares do Comando Militar do Sul (CMS), da Diretoria de Fabricação (DF) e do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cmdo 15ª Bda Inf Mec).

guaicurus 1 6 min

Com o recebimento das VBMT LSR 4X4 Guaicurus por parte das Organizações Militares (OM) Mecanizadas do Exército Brasileiro, foi realizada a execução da Experimentação Doutrinária por parte dos Pelotões de Exploradores, que são a fração de tropa prevista para empregar a referida viatura. O exercício consistiu da preparação e certificação dos pelotões e do cumprimento de missões de reconhecimento, transposição de cursos d’água, observação e localização de alvos, apronto operacional e evasão de estradas, entre outras atividades inerentes às tropas mecanizadas. O adestramento foi medido através da execução em conjunto a Viatura Leve de Reconhecimento - ½ Ton Agrale Marruá, que já integra alguns anos as tropas mecanizadas do Exército. Com os resultados obtidos, serão desenvolvidas atualizações dos Manuais de Instrução e Operação da viaturas, bem como propostas para possíveis melhorias nas mesmas assim com também na doutrina de emprego de Pelotões de Exploradores (Pel Expl).

A Diretoria de Fabricação (DF), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) tem como uma de suas missões entregar produtos modernos e adequados às Organizações Militares que operam em todo o território nacional. Desta forma, o emprego da viatura pela tropa especializada no cumprimento de missões e sob a óptica dos especialistas das áreas técnicas e doutrinárias permite um aperfeiçoamento contínuo e crescente da operacionalidade da Força Terrestre.

guaicurus 1 3 min

guaicurus 1 2 min

Texto e fotos: Com Soc DA-DCT

registrado em:
Fim do conteúdo da página