Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Projeto ambiental ‘‘Uma árvore para cada soldado’’ supera meta
Início do conteúdo da página

Projeto ambiental ‘‘Uma árvore para cada soldado’’ supera meta

Santa Maria (RS) – Missão muito bem cumprida! A união e o esforço conjunto de militares da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) em prol do meio ambiente contabilizou quase 20 mil mudas de árvores plantadas pelo Projeto “Uma árvore para cada soldado”. As Organizações Militares (OM) subordinadas engajaram-se na causa e, em parceria com prefeituras municipais, Brigada Militar, empresas fornecedoras e transmissoras de energia elétrica, cooperativas, associações de classe, instituições de ensino e empresas privadas com atuação em diferentes segmentos, plantaram um total de 19.341 mudas. O número supera a meta que era de 15 mil mudas, efetivo de toda a Divisão Encouraçada.

 plantio2023 03

Entre as escolhidas, espécies nativas características da região e, também, árvores frutíferas. Canela, Cerejeira, Ipê Roxo e Amarelo, Manacá-da-Serra, Jabuticabeira, Guajuvira, Angico, Guavirova, Jacarandá e Pitangueira. Todas são oriundas de doação, o que representa um custo zero para o Exército, que prestou apoio logístico e de efetivo para a realização do plantio.

As áreas escolhidas para receberem as mudas de árvores ficam em diferentes municípios gaúchos onde estão localizadas as OM subordinadas à 3ª DE. Além de espaços como as vilas militares e sedes das unidades, centros hípicos, campos de instrução, também foram destinadas a espaços públicos como o Sítio Arqueológico São Miguel das Missões, Campus de Cachoeira do Sul da Universidade Federal de Santa Maria, área urbana de Restinga Sêca, entre outros.

 

De acordo com o Comandante da 3ª DE, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, a campanha foi muito bem recebida pelos militares e suas famílias, bem como pela sociedade, tendo alcançado excelente repercussão dentro da área de atuação da Divisão Encouraçada, além de alcançar excelentes resultados do ponto de vista ambiental.

 

“Atingimos de forma plena os objetivos propostos e ultrapassamos as metas estabelecidas. Além disso, conseguimos, por meio de ações de incentivo na preservação ambiental, conscientizar o público interno e ainda foram feitas parcerias públicas e privadas na aquisição de mudas que

atendessem as condições locais estabelecidas”, destacou General Pimentel.

Diversas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e empresas parceiras se colocaram à disposição para, em outras oportunidades, promover de forma conjunta campanhas semelhantes que envolvam a preservação e conscientização do meio ambiente. O Exército Brasileiro está sempre pronto para atuar em ações de preservação da fauna e da flora, bem como combater ilícitos ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

 

Os números de árvores plantadas de cada OM:

 

  • 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec): 4.816

  • Artilharia Divisionária (AD/3): 7.450

  • 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld): 4.856

  • Comando da 3ª DE: 50

  • Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria (BAdm Gu SM): 195

  • Campo de Instrução de Santa Maria (CISM): 1.200

  • Companhia de Comando (Cia C/ 3ª DE): 224

  • 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com): 550

 

plantio2023 04

plantio2023 01

plantio2023 05

plantio2023 02

Fotos Divulgação Com Soc 3ª DE

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página