Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Um dia para celebrar a coesão entre antigos combatentes
Início do conteúdo da página

Um dia para celebrar a coesão entre antigos combatentes

Santa Maria (RS) - A bravura dos combatentes que estiveram na 2ª Guerra Mundial é celebrada até hoje, em especial entre os militares da reserva, com o Dia do Veterano. A data marca o dia, em 1945, em que o primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou da Itália após atuação nos campos de batalha. Os militares desembarcaram no Rio de Janeiro e foram recepcionados por mais de 800 mil pessoas.

Até hoje, a ocasião referencia justas homenagens e reconhecimento aos veteranos, mantendo laços com a Reserva Ativa, estimulando o convívio com as novas gerações militares. Com esse propósito, o Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) promoveu uma confraternização junto a militares da reserva para comemorar a data. Foi um almoço, realizado no Galpão Crioulo do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), no dia 21 de julho.

dia do veterano23 004

O encontro reuniu cerca de 110 veteranos, além de comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria. Em sua explanação, o Comandante da 3ª DE, General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destacou a importância da data.

“A portaria criada no ano passado, reconhecendo o Dia do Veterano e marcando de forma definitiva, foi muito bem-vinda e nós não poderíamos deixar de comemorar junto aos nossos Veteranos. O encontro marca um Exército de continuidade. Não é fácil ser um Exército onde a gente mantém o respeito e admiração e se serve do legado que vocês nos deixaram. Nós somos exatamente aquilo que recebemos e aprendemos com cada um dos senhores que hoje estão na reserva e representam de uma forma brilhante o nosso Exército. Muito obrigado pela presença de cada um”, disse o General Pimentel.

Além de comemorar a data, a ocasião serviu para integrar os veteranos de diferentes épocas, que puderam rever os camaradas do tempo da ativa e relembrar velhas histórias, como destaca o Capitão Joel Renan Flores.

“É uma satisfação muito grande estar aqui hoje no 29º BIB, onde servi desde 2001. Saí para ir ao Haiti e depois fui emprestado para o Hotel de Trânsito, onde servi até a reserva. É muito bom reencontrar colegas e amigos que compartilhamos experiências e amizades”, falou o Capitão.

Uma confraternização que reaquece os valores e a fibra dos militares, conforme aponta o Capitão Marco Aurélio Ribas dos Santos, conhecido como Ligeirinho. “É um momento muito gratificante estar aqui festejando essa data, pelo passado e por hoje sermos agraciados, rever os amigos e para confirmar que o Exército Brasileiro foi e será sempre o nosso Exército. Os homens passam e a instituição fica”, destacou o Veterano que está com mais de 20 anos na reserva e conta que ainda guarda o sentimento de recruta ao rever seus colegas de turma, quando ingressou no serviço obrigatório, em 1969.

Para atualizar os convidados sobre a modernização do Exército, foi realizada uma exposição de artigos militares, equipamentos, armamentos e viaturas.

dia do veterano23 007

dia do veterano23 006

dia do veterano23 002

Texto e fotos: Com Soc 3ª DE / Asp Brondani

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página