Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Militares da 6ª Brigada engajados na doação de sangue
Início do conteúdo da página

Militares da 6ª Brigada engajados na doação de sangue

Santa Maria (RS) - O 14 de junho é estabelecido como o Dia Mundial do Doador de Sangue, data que não pode passar em branco, principalmente, pelo motivo de enfatizar uma ação que pode salvar vidas. É por isso que, na sua missão de estender a mão amiga e, também, de conscientizar a população sobre a importância da doação, a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e o Hemocentro Regional se uniram em uma ação conjunta visando abastecer os estoques de sangue da cidade.

Em uma ação itinerante por diferentes unidades pertencentes à 6ª Bda Inf Bld, 254 militares da guarnição de Santa Maria foram voluntários para doação, entre eles, o soldado Kauan Santos.
“Como cidadão, vejo isso como um ato solidário que transforma muitas vidas. Tem muita gente precisando, a fila do hemocentro é muito grande, pois existe dificuldade em conseguir alguns tipos de sangue. É um gesto importante de ajuda ao próximo”, considera o militar.

soldado sangue


Antes da coleta, realizada nas instalações do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), os militares foram orientados sobre o assunto, conforme explica a segundo sargento de Saúde, Medianeira Pauletto.
“Recebemos uma capacitação do pessoal do hemocentro para prestar auxílio nesta ação de coleta. Antes da doação, todos os soldados foram informados sobre os pré-requisitos, possíveis intercorrências e, principalmente, sobre a importância do gesto.

003doacao sangue23 min

 

Todos os soldados são voluntários. Solicitamos que fossem doadores e todos prontamente se disponibilizaram. Além disso, desejamos que sejam disseminadores e incentivadores para outros doadores”, explica a sargento do 29º BIB.
Para o Hemocentro, a ajuda prestada pelos quartéis é fundamental, conforme salienta a coordenadora do local, Sandra Mara Silveira.
“O Exército dá exemplo de cidadania ao contribuir através dessas campanhas muito importantes para manutenção do estoque do banco de sangue do Hemocentro Regional. Além disso, esses doadores se tornam multiplicadores ao levarem essa atitude para família e amigos”, destaca a profissional.

005doacao sangue23 min

Um dos facilitadores da captação de voluntários é o uso do ônibus adaptado com equipamentos que permitem a coleta fora do hemocentro, trazendo vantagens tanto para o serviço, quanto para o receptor e o doador.
“É uma oportunidade de buscar doadores in loco. Muita gente tem vontade de doar mas não pode fazer esse deslocamento até a sede do hemocentro. Por isso, além dos quarteis, também vamos a municípios da região na tentativa de aproximar a instituição dos doadores. O ônibus equipado permite uma coleta com conforto e enriquece o nosso estoque, favorecendo despertar esse ato de ser doador”, afirma a enfermeira responsável técnica do serviço de enfermagem Liliane Simon Ferigolo.
É o Exército Brasileiro cada vez mais presente e solidário.

PARA SER UM DOADOR

Cada doador pode salvar até quatro vidas. Então, quem atende aos requisitos pode integrar essa rede de solidariedade. Confira:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Possuir e apresentar documento oficial com foto;
- Estar em boas condições de saúde e bem alimentado antes da doação;
- Estar descansado e ter dormido, no mínimo, 6h nas últimas 24h que antecederam a doação;
- Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;
- Pessoas entre 60 e 69 anos podem doar se já tiverem realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Em cada doação, a quantidade máxima de sangue retirada é de 450 ml e o organismo irá repor o volume de sangue doado logo nas primeiras 24 horas após a doação. Nenhum dos materiais utilizados neste processo é reutilizado, garantindo a segurança do doador e evitando qualquer tipo de contaminação.
Os homens podem realizar até quatro doações de sangue por ano, com intervalo de dois meses entre cada uma delas. Já as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre uma doação e outra.

002doacao sangue23 min

004doacao sangue23 min

 Texto e fotos: Comunicação Social 3ª D.E / Asp Brondani

registrado em:
Fim do conteúdo da página