Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Parceria entre 3ª DE e Senai oferece cursos a militares
Início do conteúdo da página

Parceria entre 3ª DE e Senai oferece cursos a militares

Santa Maria (RS) – Na missão de preparar os jovens do serviço militar, o Exército Brasileiro busca garantir qualificação para além do período obrigatório. E isso ocorre através de uma iniciativa conjunta entre a 3ª Divisão de Exército e o Senai de Santa Maria, que oferece cursos profissionalizantes a militares voluntários.

WhatsApp Image 2023 06 01 at 14.34.031No mês de maio, três turmas iniciaram as atividades nas áreas de pedreiro, assentador de cerâmica e eletricista predial. Cada curso tem carga horária de 160 horas e uma duração média de 40 dias.
Conforme o diretor do Senai, Juliano Pereira, o resultado está sendo surpreendente.
“É uma parceria que vem dando muito certo. A qualificação profissional vem ao encontro a uma necessidade de mão de obra para a indústria nas áreas de construção civil e eletroeletrônica”.
O chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Comando da 3ª DE, Coronel Veterano André Portela Batista, destaca a importância da iniciativa.
“Só no ano passado, nós já realizamos nove cursos, totalmente gratuitos capacitando esses jovens. Além dessa competência, a parceria é uma forma de integração com a sociedade e também de preparar pessoas para o mercado de trabalho”, enfatiza.

WhatsApp Image 2023 05 29 at 13.55.102Essa é uma oportunidade de incrementar o currículo pensando no futuro.
“É sempre bom ter um curso profissional. Caso eu não fique no quartel, pode ajudar a conseguir um serviço lá fora, já que está cada vez mais escasso”, avalia o soldado Cléberson Garcia Ribeiro, do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Alegrete.
“São áreas que têm bastante vaga de emprego lá fora e, quando surgiu a oportunidade de fazer esse curso, não pensei duas vezes em me inscrever”, afirma o cabo Guilherme Silveira Machado, do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires.
A parceria tem o objetivo de suprir a falta de mão de obra qualificada para diferentes áreas. Os empregadores destacam as vantagens.
“Não tem desenvolvimento se não tiver geração de emprego. Se tivermos um pessoal qualificado, que esteja mais preparado para assumir um posto na industria, é interessante e contribui para o crescimento da comunidade santa-mariense como um todo”, explana o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria, Julio Kirchhof.
É o Exército Brasileiros preparando cidadãos.

WhatsApp Image 2023 06 01 at 14.33.45

WhatsApp Image 2023 05 29 at 13.55.103

registrado em:
Fim do conteúdo da página