Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Temporada Hípica 109 Anos da Divisão Encouraçada
Início do conteúdo da página

Temporada Hípica 109 Anos da Divisão Encouraçada

Santa Maria (RS) - Nos dias 5 e 6 de agosto, foi realizada a Temporada Hípica 109 Anos da Divisão Encouraçada, com as provas programadas para a 3ª Etapa do Campeonato de Salto do Comando Militar do Sul e, concomitantemente, a 2ª Etapa do Campeonato da Liga Central de Esportes Equestres.

2017.08.08 3DE Temp Hip

Crédito: Sd Henckes

2017.08.08 3DE Temp Hip6

Crédito: Sd Henckes

Essas atividades, a cargo da 3ª DE, foram incluídas na programação alusiva aos 109 anos da “Divisão Encouraçada", que transcorreu no dia 6 de agosto.

2017.08.08 3DE Temp Hip1

Crédito: Sd Henckes

Estiveram presentes ao evento, como competidores, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol; o eterno Comandante da 3ª DE e antigo Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Fernando Sérgio Galvão; e o Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Valério Stumpf Trindade. Também prestigiaram o evento com suas presenças o  Comandante da Divisão Encouraçada, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos; e os Comandantes das 1ª, 2ª e 3ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada “Brigada Niederauer” e da Artilharia Divisionária da 3ª DE.

2017.08.08 3DE Temp Hip10

Crédito: Seção de Comunicação Social da 3ª Cia Com

As disputas foram realizadas no Centro Hípico, situado no Campo de Instrução de Santa Maria, e contaram com a participação de conjuntos, em diferentes categorias, oriundos de Porto Alegre e de diversas cidades do interior do Estado.

2017.08.08 3DE Temp Hip7

Crédito: Sd Henckes

No primeiro dia de competição, foi realizada a leitura do alusivo sobre a história da utilização do cavalo pelo Exército, principalmente pelos integrantes da Arma de Cavalaria, que mesmo com a evolução da arte da guerra, em suas Organizações Militares hipomóveis transformadas em blindadas e mecanizadas, mantém, até hoje, forte e indissolúvel ligação com o cavalo.

2017.08.08 3DE Temp Hip5

Crédito: Sd Henckes

No decorrer do evento, junto ao local da competição, foi promovida uma “mateada”, servido chocolate quente e realizada uma pista de orientação infantil.

2017.08.08 3DE Temp Hip11

Crédito: Sd Henckes

A “Divisão Encouraçada", pela prática da equitação, tem os propósitos de fortalecer o hipismo militar, de desenvolver valores intrínsecos à formação do soldado e de contribuir para o fomento dos desportos e das tradições hípicas no âmbito do Exército.

2017.08.08 3DE Temp Hip2

Crédito: Seção de Comunicação Social da 3ª Cia Com

No encerramento do evento, ocorreu a entrega da premiação geral, contemplando os melhores conjuntos, classificados pela soma dos resultados dos dois dias de competições. Os concorrentes que conquistaram o 1º e 2º lugar, dentro da sua categoria, fizeram jus ao troféu de Campeão e de Vice-campeão.

2017.08.08 3DE Temp Hip9

Crédito: Seção de Comunicação Social da 3ª Cia Com

Como ato oficial de encerramento da "Temporada Hípica 109 anos da Divisão Encouraçada", o General Amaro ressaltou a importância da presença dos concorrentes das Organizações Militares e Entidades Hípicas, destacando, ainda, a contribuição dos patrocinadores e o trabalho realizado pelas Organizações Militares com encargos de apoio.

2017.08.08 3DE Temp Hip13

Crédito: Sd Henckes

O Exército e o hipismo no Brasil:
O Exército vem cumprindo significativo papel como um vetor de grande abrangência e importância no fomento e no fortalecimento do hipismo no Brasil, tendo, ao longo dos anos, efetiva participação na criação de diversas entidades e ligas hípicas, algumas dessas sociedades de caráter civil hoje ocupam posição destacada no hipismo nacional.

O cavalo moldou o caráter e o valor de gerações de militares nos regimentos e esquadrões de Cavalaria hipomóveis, desenvolvendo-lhes  as características próprias dos seguidores de Osório: gestos nobres, camaradagem, amor a justiça, audácia, arrojo, destemor, bravura e, nas ações em campanha, demonstrações de força, de rapidez nas decisões e de precisão e velocidade nas respostas. Esses atributos, permanentemente cultuados ao longo da História, encontra, em nossos dias, na prática do hipismo uma das formas para serem mantidos e fortalecidos.

O Comando Militar do Sul consciente da necessidade de contribuir para que se mantenham vivas essas tradições e valores, incentiva e apoia a prática da equitação e as competições no âmbito das Guarnições que possuem Centro Hípico. A 3ª DE, integrada a esse propósito, realizou, em 6 de agosto, a "Temporada Hípica 109 Anos da Divisão Encouraçada", não só para comemorar seu aniversário, mas também para fortalecer em todos os seus integrantes virtudes e valores fundamentais ao soldado, sobejamente evidenciados quando na pista cavalo e cavaleiro vencem os obstáculos e demonstram que a verdadeira vitória está na união e no esforço conjunto na busca de um objetivo comum.

registrado em:
Fim do conteúdo da página