Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > "Divisão Encouraçada" comemora seu 109º aniversário
Início do conteúdo da página

"Divisão Encouraçada" comemora seu 109º aniversário

Santa Maria (RS) - A 3ª Divisão de Exército (3ª DE)  completa no dia 6 de agosto, 109 anos de história. A solenidade comemorativa, presidida pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército, General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santos, foi realizada nesta manhã, no 1º Regimento de Carros de Combate.

2017.08.04 3DE Niver1

Crédito: Sd Henckes

2017.08.04 3DE Niver6

Crédito: Sd Henckes

No inicio da cerimônica, foi executado o toque de "Presença de Ex-Combatente", em homenagem do Exército Brasileiro ao senhor Taltíbio de Melo Custódio, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira presente na solenidade, que com sacrifício, bravura e glória, souberam defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia, por ocasião da 2ª Guerra Mundial.

2017.08.04 3DE Niver2

Crédito: Sd Henckes

Na continuação, foi realizado o canto da canção da "Divisão Encouraçada", e após, a leitura de um texto alusivo ao centésimo nono aniversário da Divisão Encouraçada. E como reconhecimento pela integração, amizade, apoio e participação conjunta nas diversas missões realizadas por este Grande Comando, foi concedido o Diploma de "Amigo da 3ª Divisão de Exército" às personalidades que se destacaram no corrente ano.

2017.08.04 3DE Niver3

Crédito: Sd Henckes

Também, e com o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército, expresso em suas tradições, celebrações e nos valores militares, o Comandante da 3ª DE, realizou a entrega da medalha comemorativa ao Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança ao Comando das Grandes Unidades Subordinadas à Divisão Encouraçada: 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria), Artilharia Divisionária da 3ª DE (Cruz Alta), 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago), 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana), e 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé).

2017.08.04 3DE Niver4

Crédito: Sd Henckes

Durante suas palavras, o General Amaro dedicou a formatura e as comemorações do aniversário à memoria dos ex-integrantes da  3ª Divisão de Exército que contribuíram para o seu desenvolvimento operacional desde que ela foi criada em 1908 como 3ª Brigada Estratégica.

2017.08.04 3DE Niver

Crédito: Sd Henckes

A "Reserva Encouraçada" abriu o desfile no encerramento da solenidade, seguida da tropa, e após, ocorreu o desfile motorizado, mecanizado e blindado.

2017.08.04 3DE Niver7

Crédito: Sd Henckes

2017.08.04 3DE Niver10

Crédito: Sd Henckes

O evento proporcionou a oportunidade para o estreitamento dos laços de amizade e interação dos integrantes deste Grande Comando com ex-integrantes da Divisão Encouraçada e a comunidade santamariense.

2017.08.04 3DE Niver9

Crédito: Sd Henckes

Ainda como parte das comemorações alusivas aos 109 anos de criação da 3ª DE, hoje ocorrerá a “Sinfonia Encouraçada”, às 19h, no “Regimento Mallet” e serão encerradas com as provas da Temporada Hípica, no Centro Hípico da Guarnição de Santa Maria, localizado no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), bairro Boi Morto, nos dias 5 e 6 de agosto, a partir das 8h.

Origem da 3ª Divisão De Exército
Seu marco inicial foi a criação, em 1908, da 3ª Brigada Estratégica que teve seu quartel-general instalado nesta cidade.

A 3ª Brigada Estratégica foi constituída num período que o Exército Brasileiro vivia profundas transformações, no decorrer dos anos, a 3ª Brigada viria a receber as denominações de 9ª Brigada de Infantaria e 5ª Brigada de Infantaria, esta última extinta, em 1938, para dar origem à Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria, integrada por diversas unidades do RS.

Durante a 2ª Guerra Mundial, com o envio de mais de 250 militares para o Teatro de Operações Europeu, a Infantaria Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria deu importante contribuição à Força Expedicionária Brasileira.

Terminada a guerra, ocorre a transformação da Infantaria Divisionária da 3ª DI para 3ª Divisão de Infantaria, reunindo tropas de diferentes armas e serviços.

Em 1971, a 3ª Divisão de Infantaria foi extinta para dar lugar à 3ª Divisão de Exército, que oito anos mais tarde passou a ostentar a denominação histórica de “Divisão Encouraçada”, como lídima herdeira dos feitos e das tradições da 3ª Divisão de Infantaria do Exército Imperial que, sob o comando do Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, cobriu-se de glórias nas batalhas da Guerra da Tríplice Aliança.

registrado em:
Fim do conteúdo da página