Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Memórias da Guarnição - Capelania Militar
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - Capelania Militar

Santa Maria (RS) - Em 12 de março de 2020, a coluna "Memórias da Guarnição" homenageia a Capelania Militar.

O Exército Brasileiro comemora em 13 de fevereiro o Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), prestando a mais justa homenagem ao seu patrono, Frei Orlando, e reverenciando todos os capelães – padres e pastores – que integram esse fundamental serviço da Força Terrestre.

Esses religiosos, que se dedicam ao apoio às tropas, chegaram no país com as naus portuguesas no período do “Descobrimento do Brasil” e celebraram a primeira missa em 26 de abril de 1500, na Praia da Coroa Vermelha, no sul da Bahia. Desde os primórdios, o Exército conta com a valiosa contribuição desses clérigos que, por meio da fé, elevavam o moral da resistência contra o inimigo invasor.
Durante o Império, na Guerra da Tríplice Aliança, o Duque de Caxias, ao assumir o comando das tropas, recompôs a retaguarda e incorporou capelães militares à campanha, resultando, assim, em um novo ânimo de combate. Em consequência, em 1874, o Império decretou a criação do Corpo Eclesiástico do Exército, com o efetivo de 89 capelães, e argumentou que “ao soldado, não se deve negar o pão espiritual”.
Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, em 1944, criou-se o Serviço de Assistência Religiosa da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O efetivo de capelães militares era composto por 26 padres e dois pastores evangélicos. Dentre esses valentes de Deus, estava o jovem Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando, sacerdote católico que se alistou voluntariamente para acompanhar os nossos pracinhas nos campos de batalha.
Durante a guerra na Itália, um dia antes do ataque a Monte Castelo, no intento de entregar uma palavra de conforto aos nossos combatentes entrincheirados, Frei Orlando tombou na localidade de Bombiana, a 20 de fevereiro de 1945, por um tiro acidental. Em 28 de fevereiro de 1946, o Presidente da República instituiu-o como o Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, modelo da atuação pastoral na caserna.
O Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas tem por finalidade prestar a assistência religiosa e espiritual aos militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias. O Quadro de Capelães Militares (QCM) composto por padres e pastores.
Nos últimos anos, os capelães engajaram-se nas campanhas de Valorização da Vida e  Prevenção  às Drogas e destacaram-se junto às nossas tropas em operação na Missão de Paz do Haiti (Minustah), na Força de Pacificação da Maré, no Rio de Janeiro, bem como na Operação Acolhida, no estado de Roraima.
Atualmente, o Exército de Caxias conta com o efetivo de 69 Capelães Militares  em atuação, sendo 51 padres católicos e 18 pastores evangélicos. Os capelães utilizam para o seu trabalho uma estrutura distribuída pelo território nacional que conta com capelanias católicas e evangélicas.
A guarnição de Santa Maria, possui um capelão militar, padre católico, para atender os nossos militares e seus familiares e visitar os baixados a fim de levar conforto espiritual. As atividades acontecem em uma capela, que se localiza junto ao Hospital Geral do Exército, onde são realizadas as atividades normais de uma paróquia, com missas e especial atenção à catequese dos filhos de militares.
Dedicação
Os capelães, quando terminam o tempo no Exército, também vão para a reserva. Em Santa Maria, reside o padre Duvílio Antonini, padre palotino, hoje com 91 anos, que foi por mais de 21 anos o capelão da Academia Militar das Agulhas Negras. Registramos o nosso agradecimento ao referido padre capelão por ter oferecido assistência religiosa a muitos cadetes do Exército Brasileiro, muitos deles,hoje, são generais.
Os nossos padres e pastores que ministram prioritariamente, a Palavra de Deus nos altares e púlpitos da vida militar, atuam também em jornada dupla nos quartéis e nas igrejas. O Exército Brasileiro agradece a contribuição das igrejas católica e evangélica por formarem e cederem seus sacerdotes e pastores para perfilarem conosco.
Capelão militar, tu és o oficial de ligação entre o Senhor dos Exércitos e a tropa.

2020.03.12 - Capelania militar da 3ª DE - lembranças de fé e cidadania

registrado em:
Fim do conteúdo da página