Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > SUBPROGRAMA FORÇAS BLINDADAS
Início do conteúdo da página

SUBPROGRAMA FORÇAS BLINDADAS

SUBPROGRAMA FORÇAS BLINDADAS - EVOLUÇÃO PERMANENTE

Neste 26 de maio comemoramos os 100 anos da adoção dos blindados pelo Exército Brasileiro e encerraremos as publicações sobre o histórico das viaturas que compuseram ou compõem as forças blindadas brasileiras com este texto, reportando a visão de futuro e a permanente busca que o Exército tem com a atualização de suas forças blindadas.
A constante evolução tecnológica impõe o permanente acompanhamento da modernização dos novos meios de combate para que os materiais de emprego militar do Exército Brasileiro não fiquem tecnologicamente defasados, comprometendo o poder dissuasório nacional.

Neste contexto, foi criado o Subprograma Forças blindadas, que visa obter, através de aquisição, desenvolvimento ou modernização, sistemas e materiais de emprego militar atualizados que atendam às necessidades operacionais das forças blindadas do Exército Brasileiro, com viaturas blindadas de combate, de reconhecimento, de transporte de pessoal e especiais, dotadas de sistemas de armas, comando e controle e equipamentos especiais, entregando capacidades como ação de choque, poder de fogo, proteção blindada, consciência situacional e mobilidade.

Outro encargo do Subprograma é apontar sistemas de treinamento e simulação que permitam o preparo adequado das guarnições blindadas do Exército Brasileiro. Propor alternativas para atualizar o sistema logístico do Exército com meios adequados, de modo a permitir a sustentabilidade logística dos meios atuais e dos meios a serem incorporados, visando otimizar os níveis de disponibilidade ao longo do ciclo de vida do material. Todos estes requisitos deverão atender às premissas de emprego da Força Terrestre quanto a flexibilidade, adaptabilidade, modularidade, elasticidade e sustentabilidade.

O Subprograma Forças Blindadas está inserido no Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional e corresponde a uma Iniciativa Estratégica que considera os fatores técnico, econômico, gerencial, legais e ambiental para dotar a Força Terrestre de meios de combate blindados atualizados.

O Subprograma Forças Blindadas visa contribuir com a consecução dos seguintes Objetivos Estratégicos do Exército: contribuir com a dissuasão extrarregional, contribuir com o desenvolvimento sustentável e a paz social e implantar um novo e efetivo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para isto, o Estado-Maior do Exército Brasileiro criou, em abril de 2019, o Grupo de Trabalho para a Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro e designou o Comandante da 3ª Divisão de Exército como Coordenador Executivo deste grupo de trabalho.

O grupo de trabalho produziu o Estudo de Viabilidade do Subprograma, que apresenta uma proposta, contendo uma visualização dos projetos e ações complementares integrantes, uma estimativa preliminar dos recursos orçamentários necessários para a execução ao longo do ciclo de vida (investimentos e custeio) e um conjunto de medidas que, se adotadas pelo Exército, combinadas ou não, contribuirão com os êxitos desta Iniciativa Estratégica e com a mitigação dos variados riscos inerentes a um projeto de grande envergadura.

Com base no Estudo de Viabilidade, o Chefe do Estado-Maior do Exército determinou a iniciação de três projetos do Subprograma: Obtenção da Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas, Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento EE-9 Cascavel e Modernização da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard 1A5 BR.

A adoção destas propostas fortalecerão a Base da Indústria de Defesa em áreas estratégicas, tais como armamentos, sistemas de comando e controle, optrônicos, equipamentos de proteção, munições, entre outros, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a pesquisa, o desenvolvimento e modernização de Sistemas e Materiais de Emprego Militar aplicados aos meios blindados, reduzindo o hiato tecnológico e a dependência externa, além da geração de empregos e renda no Brasil. Estas ações vão impulsionar a Tríplice Hélice Nacional- indústria, academia e governo.

Como síntese do Subprograma Forças Blindadas, podemos dizer que pretende propor alternativas para atualizar as organizações militares do Exército Brasileiro de meios blindados necessários para a obtenção e manutenção de capacidades operacionais adequadas, contribuindo com a prontidão operacional e capacidade dissuasória da Força Terrestre para as próximas décadas, permitindo sua atuação efetiva segundo a concepção da Estratégia Nacional de Defesa.

v4411vi58zo21

guarani

M109 A5BR de 155 mm atirando2

guepard

texto rodapé

registrado em:
Fim do conteúdo da página