Tomada de Monte Castelo: 80 anos de um ato heroico

A guarnição de Santa Maria enalteceu nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, os 80 anos da Tomada de Monte Castelo, durante a Segunda Guerra Mundial. A heroica conquista da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi de vital importância para a progressão dos Aliados no norte da Itália, pela sua relevância estratégica, e está registrada na historiografia militar brasileira, permanecendo como fonte de inspiração até os dias atuais.

Há 80 anos, nossos combatentes colocavam a bandeira brasileira no cume do Monte Castelo, na Província de Bolonha
A vitória custou a vida de 478 heróis brasileiros, que lutaram contra as forças nazifacistas naquela área de operações

A solenidade foi realizada na Avenida Liberdade e na Praça General Osório, em frente ao Regimento Mallet. Entre as autoridades presentes, estavam os comandantes da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), General Marcus Augusto Bastos Neuvald, da Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador Daniel Lames de Araújo, do 1º Regimento de Polícia Montada, Tenente-Coronel Marcus Giovani Mello da Silva, representando o comandante Regional de Polícia Ostensiva Central, além do representante do comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Anderson Luis Menezes da Silva. Todos reunidos com o objetivo de fortalecer os laços históricos junto à comunidade santa-mariense e manter viva a história militar brasileira.

Uma corbélia de flores foi depositada no monumento em homenagem à FEB

Em seu discurso, General Pimentel lembrou que esse é o primeiro ano que comemoramos essa data importante depois da partida do último ex-combatente da região central, Taltíbio de Mello Custódio. O comandante transmitiu a Ordem do Dia e ressaltou que a conquista de Monte Castelo consolidou a FEB como uma força combatente respeitada e marcou sua contribuição decisiva para a vitória dos aliados na Itália.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 3ª DE
Tropas representativas da Guarnição de Santa Maria desfilaram na Avenida Liberdade
A Base Aérea de Santa Maria foi representada na tropa

Café com a Reserva

Anterior à Solenidade Alusiva à Tomada de Monte Castelo, na mesma manhã, houve o encontro dos Veteranos, o “Café da Manhã com a Reserva”, realizado no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet. O congraçamento teve por objetivo reforçar o ideal de pertencimento, de coesão e união com os nossos veteranos que tanto se dedicaram ao Exército e à Pátria.

 

Veteranos do Exército reuniram-se para comemorar a data histórica



Fotos:
Arquivo Exército Brasileiro
Comunicação Social 6ª Bda Inf Bld 
Comunicação Social CMSM