Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tomada de Monte Castelo é comemorada junto à comunidade

Santa Maria (RS) - Há exatos 79 anos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) colocava a bandeira brasileira no cume do Monte Castelo, na Província de Bologna, na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Essa vitória custou a vida de 478 heróis brasileiros, que lutaram contra as forças nazistas naquela área de operações.

Soldados da FEB no segundo asalto da batalha de Monte Castelo

Para enaltecer esse feito e fortalecer os laços históricos junto à comunidade, a Guarnição de Santa Maria realizou na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, na Praça General Osório, em frente ao Regimento Mallet, a Solenidade Alusiva ao 79º Aniversário da Tomada de Monte Castelo, que reuniu autoridades civis e militares, professores e alunos de seis escolas municipais apadrinhadas, militares da reserva, nosso ex-combatente da FEB, comandantes das organizações militares, além de tropas representativas.

WhatsApp Image 2024 02 21 at 11.01.31 1

LLS 0990 1

Durante a cerimônia, presidida pelo General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército, foi transmitida a Ordem do Dia. O General Pimentel ressaltou que a comemoração em local público é justamente porque essa vitória não foi do Exército, nem das Forças Armadas, mas sim do Brasil. “É um feito do povo brasileiro, que quando chamado à responsabilidade, mostrou sua capacidade diante das maiores potências do mundo”.

WhatsApp Image 2024 02 21 at 11.01.33 1

No palanque, estiveram presentes o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Marcus Augusto Bastos Neuvald, o Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador Daniel Lames de Araújo, o Prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, o Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Renato Teles Badke, entre outras autoridades civis e militares.

LLS 1198

Nosso ex-combatente

No grande dia da Tomada de Monte Castelo, foram mais de onze horas de ferrenho combate contra o experiente Exército Alemão. “Estávamos todos apreensivos”, relembra o então Cabo Taltíbio de Melo Custódio. O ex-combatente da 2ª Guerra Mundial contou que nunca esqueceu o que sentiu quando foram vitoriosos. Na solenidade, foi o mais ilustre homenageado, com o desfile da tropa em continência ao nosso bravo pracinha.

LLS 1119

Café com a Reserva

Anterior à Solenidade Alusiva à Tomada de Monte Castelo, na mesma manhã, houve o encontro dos Veteranos, com o “Café da Manhã com a Reserva”, realizado no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet. O congraçamento teve por objetivo reforçar o ideal de pertencimento, de coesão e união.

LLS 0929

Celebrar essa data é reafirmar o compromisso institucional do Exército com a grandeza do Brasil, traduzido pela salvaguarda dos interesses nacionais dentro e fora do seu território. Os mesmos valores que levaram os pracinhas a superarem grandes desafios na conquista de Monte Castelo continuam motivando o nosso Soldado a cumprir sua missão nos mais distantes rincões do Brasil, em permanente estado de prontidão, garantindo a soberania do território continental.

Fotos: Luciano Souza/Arquivo 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página