Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de Equoterapia é criado em parceria com a APAE SM

Santa Maria (RS) - A comunidade santa-mariense acaba de ganhar um projeto de inclusão social de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, com a criação do Centro de Equoterapia Coração do Rio Grande (CECOR). Na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (APAE SM). Celebraram o ato, o General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel e o Diretor da APAE SM, Cezar Augusto Gehm.

A iniciativa do Comando da 3ª DE foi viabilizada pela Seção de Assistência Social da Guarnição de Santa Maria (SAS). De acordo com o Coronel Veterano Leonardo Vieira Londero, chefe da SAS, o projeto é um desejo de longa data, mas que começou a ser fomentado a partir de 2022. “Encontramos na APAE uma entidade parceira e buscamos, através da legislação, uma forma de viabilização e hoje estamos concretizando com a assinatura desse Acordo de Cooperação”, conta Coronel Londero.

A Equoterapia é uma alternativa terapêutica utilizada para a reabilitação física, psíquica e social de crianças e adolescentes com deficiência. O ciclo completo do passo do cavalo produz oscilações no corpo do animal que são emanadas ao corpo do praticante, promovendo movimentações articulares, que exigirá do praticante certa harmonia da musculatura e orientação espacial, fazendo com que este adquira consciência corporal e perceba suas funções, trazendo para si grandes benefícios.

A Coordenadora da Assistência Social da APAE, Andreia Paulus Moraes Peripolli, fala que esse tipo de atendimento é fundamental para a reabilitação das crianças e adolescentes já referenciados da instituição. Andreia explica que o próximo passo será assinar um termo de fomento com o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, para arrecadação de recursos. Logo após, serão selecionados e capacitados os profissionais especialistas nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Depois disso, as equipes estarão preparadas para iniciarem os atendimentos.

As sessões de Equoterapia serão realizadas no Centro Hípico da Guarnição de Santa Maria, no Campo de Instrução de Santa Maria. Inicialmente, serão 20 vagas semanais. Além do local, a 3ª DE disponibilizará os animais, os equitadores e os equipamentos de montaria necessários para os atendimentos.

 

assinatura equoterapia

gehn

Fotos: Comunicação Social 3ª DE

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página