Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Pq R Mnt/3 - o pioneiro na manutenção de blindados
Início do conteúdo da página

Pq R Mnt/3 - o pioneiro na manutenção de blindados

Santa Maria (RS) - Na edição de 6 de novembro de 2020, o Caderno Memória da Guarnição do jornal Diário de Santa Maria, faz alusão ao Parque Regional de Manutenção/3.

Em 1 de julho de 1944 as oficinas de reparos da 3ª Região Militar foram transformadas em Parque Regional de Motomecanização/3.

Instalada provisoriamente na cidade de Porto Alegre, iniciando as suas atividades em outubro de 1945. Em 1957 foi transferido de Porto Alegre para Santa Maria. A decisão de situá-lo na Região Central do Rio Grande do Sul foi em função de ser um importante entroncamento Ferroviário e a vocação para tropas motomecanizadas que a área já apresentava.

O Parque Regional de Motomecanização formava técnicos nas diversas especialidades da área metal/mecânica com as seguintes especialidades: Mecânico de veículos automóveis sobre rodas, Mecânico de carros de combate e veículos sobre lagartas, Mecânico eletricista de veículos automóveis, Artífices de instrumentos e Artífices de solda. Esta possibilidade de realizar uma qualificação profissional durante o serviço militar representava uma grande oportunidade aos jovens e um incremento de mão de obra especializada para o município, em face da dificuldade de qualificação técnica na cidade no passado.

Em 1959 foi assinado um convênio entre o Ministro da Guerra e a Comissão Estadual de Energia Elétrica, ficando acertado que a usina elétrica do Parque com uma potência instalada de 550 kva – forneceria energia elétrica para a cidade de Santa Maria, complementando o abastecimento dos geradores daquela comissão, na época, com potência instalada inferior a demanda.

Concebido para integrar o sistema de manutenção do exército, o Pq R MM/3 dispunha de grande número de oficinas desde seus primeiros anos de funcionamentos, possuindo inclusive fundição de tratamento térmico, o que pressupunha a fabricação de peças com certo grau de sofisticação e fabricação de baterias para viaturas.

No ano de 1979, funcionou um estágio de manutenção para sargentos do Exército Paraguaio. Ainda em 1979, foi criada a Escola Antônio José de Alencastre, que funcionou por 6 anos, destinada à profissionalização de menores que, posteriormente, eram incorporados como soldados ao efetivo desta Unidade.

NOVA TRANSFORMAÇÃO

Em 1981, o Pq RMM/3 foi transformado em Parque Regional de manutenção/3 ( Pq R Mnt/3), tendo as suas atribuições ampliadas, passando a realizar, além da manutenção do material de motomecanização, a manutenção do material de Engenharia, Comunicações e Intendência. No ano de 1973 foi criado O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva de Material Bélico para a formação dos Oficiais da Reserva Mobilizável do Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro.

NO SÉCULO XXI

Ao longo de sua valorosa história, foram recuperadas e repotencializadas as viaturas blindadas que formaram, cada qual ao seu tempo, a vanguarda do nosso poder de combate. Pelo Parque passaram os históricos carros Sherman, M4 E Half Track; a viatura blindada de combate M41, os M113, viaturas Engesa Urutu e Cascavel, chegando recentemente aos M109, Leopard e Gepard.

Atualmente, para atender as demandas da excelência gerencial, a atividade de manutenção passou a contar com uma seção de projetos que tem foco na Engenharia Reversa para nacionalização de componentes e sistemas.

O Parque Regional de Manutenção/3 tem como Missão: Executar a manutenção de 3º escalão dos Materiais de Emprego Militar na área da 3ª Região Militar, exceto para Armamento não pertencente a viaturas blindadas e Prover apoio de manutenção de 2º escalão às OM não apoiadas por B Log ou em trânsito na 3ª RM;

Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, projetando a manutenção de um novo Exército.

2020.11.06 O parque Regional de Manutenção3

registrado em:
Fim do conteúdo da página