Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > 1ª Bda C Mec em destaque na coluna "Memória da Guarnição"
Início do conteúdo da página

1ª Bda C Mec em destaque na coluna "Memória da Guarnição"

Santa Maria (RS) - Nesta quinta-feira (24), a coluna "Memória da Guarnição" conta a história da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - “Brigada José Luiz Menna Barreto”

O Ministro Hermes da Fonseca (1906-1909) promove grande reestruturação do Exército Brasileiro, adequando-o para os novos desafios do século XX. A região sul foi contemplada com 5 Brigadas Estratégicas, sendo que a 1ª Brigada de Cavalaria (1ª Bda Cav), ocupou suas instalações na cidade de São Luiz Gonzaga, no ano de 1908.

Ainda no contexto modernizante do Exército, foi com o Ministro Pandiá Calógeras, mais especificamente no ano de 1921, que a 1ª Bda Cav passou a constituir a 1ª Divisão de Cavalaria, com sede na então Vila de Santiago. A escolha desse novo local foi motivada pela importância da região no fluxo de passagem de viajantes e tropeiros, além dos seus 435 m de altitude que lhe garantiam uma posição vantajosa em termos militares. A 1ª Divisão de Cavalaria, à época, era composta por duas Bda Cav, a dois Regimentos de Cavalaria Independentes, com suas sedes de Bda em São Borja e Santo Ângelo, além de dois Grupos de Artilharia a cavalo, ambos aquartelados na guarnição de Santo Ângelo.

No dia 22 Dez de 1934, a prefeitura municipal doou à União o terreno onde hoje se encontra o Comando da 1ª Bda C Mec. A atual sede do Comando da 1ª Bda C Mec foi inauguração no dia 25 de agosto de 1936. Entretanto, mesmo sendo o cargo de Cmt 1ª DC exclusivo de oficial general, somente em 1940 a 1ª DC teve seu primeiro oficial general, o então General Renato Paquet.

A portaria do Ministro de Estado do Exército, de 10 Jul 1973, transformou o Comando da 1ª Divisão de Cavalaria (1ª DC) em Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. A intenção à época era promover uma modernização nos meios de combate e, em especial, na organização e na estrutura da Força, da seguinte forma: 2 Regimentos Mecanizados, o 1º RC Mec, com sede em Itaqui; e o 2º RC Mec, com sede em São Borja; além da inclusão de uma organização militar de natureza blindada para ampliar a ação de choque e a potência de fogo: o 4º Regimento de Cavalaria Blindado, sediado em São Luiz Gonzaga.

A Portaria Ministerial 277, de 28 de maio de 1993, aprovou a sua denominação histórica – "Brigada José Luiz Menna Barreto" – como uma justa homenagem ao Marechal-de-Campo José Luiz Menna Barreto que, durante o Império, participou das lutas pela manutenção da Unidade Nacional, das Questões do Uruguai (1851/1852) e da Guerra da Tríplice Aliança (1864/1870), ocasião em que comandou a 2ª Divisão de Exército.

Nos últimos anos, a Brigada enviou militares para compor os contingentes brasileiros na missão de paz no Haiti, MINUSTAH; na Operação Acolhida, em Roraima, para acolher os irmãos venezuelanos que adentram em nosso país, além de participar da Operação São Francisco, no Complexo da Maré - Rio de Janeiro.
Somando-se a estas atividades, ressalta-se sua participação em operações de faixa de fronteira – ÁGATA e FRONTEIRA SUL, assim como na Operação GUARANI, exercício combinado com a participação da Brigada de Monte XII, do Exército Argentino.

2020.9.24 memoria 1bdacmec

registrado em:
Fim do conteúdo da página