Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Memórias da Guarnição - O Centro Geográfico do RS
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - O Centro Geográfico do RS

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" desta quinta-feira (16), relembra o Centro Geográfico do Rio Grande do Sul.

O CENTRO GEOGRÁFICO DO RS

Santa Maria, cidade polo da Região Central, conhecida como Santa Maria da Boca do Monte, por estar situada em uma região cercada por morros, e por estar localizada no centro geográfico do estado também é chamada de cidade coração do Rio Grande do Sul.

Em 1955, com a finalidade de demarcar o centro geográfico do estado do Rio Grande do Sul, o comandante da 3ª Divisão de Exército – “Divisão Encouraçada” – general de brigada JOÃO DE DEUS LEAL, ordenou ao coronel NELSON GONÇALVES ETCHEGOYEN, na época comandante do 3º GAC AP - “Regimento Mallet”, que descobrisse a localização do ponto determinado como centro geográfico. A equipe encarregada da missão foi coordenada pelo então 1º tenente DEOCLECIANO NERY DORNELLES.

A ordem estava baseava na informação recebida da 1ª Divisão de Levantamento, atual 1º Centro de Geoinformação, sediado em Porto Alegre, que realizou o mapeamento do território do Rio Grande do Sul e encontrou as coordenadas geográficas (Latitude e Longitude) de um ponto que poderia ser considerado o Centro Geográfico do estado.

O Teodolito, instrumento topográfico da época, deveria ser estacionado entre três pontos de coordenadas conhecidas e que pudessem ser vistos pelo operador: a Catedral Diocesana de Santa Maria, a Capela Morro de Santo Antão e a chaminé de uma olaria situada no bairro Passo D’areia. Todos esses pontos eram visíveis da região onde se localizava, e se localiza até hoje, o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar.

Com isso, por meio da leitura de ângulos horizontais e verticais e da utilização de métodos trigonométricos para o cálculo das coordenadas, o ponto central foi encontrado e demarcado com a plantação de um bosque de eucaliptos em forma de estrela de cinco pontas localizado dentro da área militar. O “bosque da estrela” não existe mais e em seu lugar foi construído o Colégio Militar de Santa Maria – “Colégio do vagão”, que numa feliz coincidência tem como símbolo uma estrela.

A modernização dos instrumentos topográficos, fundamentalmente ligada ao surgimento e evolução da microeletrônica e da informática, proporcionou a realização de novos mapeamentos, onde estudos apoiados pelo avanço tecnológico e por diferentes métodos para o cálculo concluíram que o provável centro geográfico do Rio Grande do Sul seja um pouco distante daquele encontrado em 1955. Estima-se que o centro geográfico do Rio Grande do Sul seja o ponto de longitude 53°46’02,01" Oeste e latitude 29°51'02,48” Sul, distante 500 metros da BR-392 (Faixa de Santa Maria para São Sepé), situado na localidade de Arenal, distrito do Passo do Verde, em Santa Maria.

2020.7.16 memorias centrogeografico

registrado em:
Fim do conteúdo da página