Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Memórias da Guarnição - Soldados de branco
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - Soldados de branco

Nem todo militar do Exército Brasileiro usa a farda verde-oliva em suas atividades laborais. Existe um grupo, que além disso, cuida da saúde de todos os militares, dependentes e pensionistas. Esse grupo que está à frente de combate contra doenças, realizando diagnósticos e orientando sobre tratamentos. Essa equipe, são os militares de saúde do Exército: médicos, enfermeiros, veterinários, dentistas, farmacêuticos e técnicos. Oficiais e praças que são os nossos soldados de branco, que muitas vezes participam de guerras onde não se enxergam o inimigo, mas, ali estão, defendendo e zelando pela vida.

Os principais locais de trabalho dos soldados de branco são hospitais e postos médicos. Na área de responsabilidade da 3ª Divisão de Exército, destacamos as seguintes Organizações Militares de Saúde: Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), Hospital da Guarnição de Santiago (HGuST), Hospital da Guarnição de Alegrete (HGuA) e os postos médicos em Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta e São Borja.

Prontos para o Indesejável e Preparados para o Inevitável.

Em Santa Maria, foi criado em 18 de junho de 1919, pelo Presidente da República Epitácio Pessoa, o Hospital Militar de Santa Maria, cujas atividades iniciaram-se com recursos humanos e materiais pertencentes à Enfermaria Militar da Guarnição de Santa Maria, que funcionava no então 7º Regimento de Infantaria e onde está instalado, hoje, o Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.

A construção do Hospital iniciou-se em 1922 e 1924, as novas instalações foram ocupadas, sendo seu primeiro Diretor, o Capitão Médico Emmanuel Marques Porto - futuro Chefe do Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial - e, em 08 de julho de 1953, sua denominação mudou para Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGuSM).

Em 2017, o Comandante do Exército resolveu transformar o HGuSM em Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM). O público-alvo passou de cerca de 16 mil para 45 mil pessoas, entre militares da ativa e da reserva e seus dependentes, em um total de 84 quartéis do Exército.

Já em Alegrete, a Organização Militar de Saúde é o Hospital de Guarnição de Alegrete (HguA). O HGuA foi fundado em 1º de fevereiro de 1896, ainda como Enfermaria Militar do Alegrete. Em 1953, com a reestruturação do sistema de saúde do Exército, ganhou a atual denominação.

Em Santiago, a criação do Hospital de Guarnição está ligada ao apoio de Saúde das Organizações Militares da então 1ª Divisão de Cavalaria, atual 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Santiago desde 1926. A região abrangida pela 1ª Divisão de Cavalaria enfrentava diversos surtos, epidemias e infecções deixando, em algumas situações, vítimas fatais.

No entanto, a criação do Hospital de Guarnição de Santiago só ocorreu em 10 de dezembro de 1943, pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, porém, ao ser criado, o hospital não foi contemplado com sede própria, passando a funcionar em um pavilhão de madeira que acolhia os portadores de doenças infecto-contagiosas. A nova sede somente passou a funcionar no ano de 1961.

O único Marechal Médico

EMMANUEL MARQUES PORTO, nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de abril de 1894. No posto de coronel chefiou na Itália o Serviço Médico de Saúde da FEB. Recebeu todas as condecorações pela participação na 2ª Guerra Mundial, inclusive a Legião do Mérito dos Estados Unidos, de onde também ganhou o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela American International Academy – AIA. Foi membro de todas as entidades médicas do Brasil e presidiu a Academia Brasileira de Medicina Militar. Clínico e cirurgião, escreveu vários trabalhos científicos na área médica. Reformado no posto de marechal médico, dedicou-se à Academia Brasileira de Medicina Militar, da qual era um dos fundadores. Faleceu no Rio de Janeiro, a 6 de fevereiro de 1969, aos 74 anos.

Nosso reconhecimento e homenagem

Em todas atividades, sejam de instruções ou operacionais, sempre estará presente algum soldado de branco para o atendimento imediato, caso seja necessário, pois o nosso mais valioso bem, são nossos recursos humanos. E, é por isso que, nas missões de Paz, atividades de ações cívico sociais, demonstrações, campanhas, apresentações, desfiles, entre outras, estará nos bastidores alguém zelando pela segurança em saúde no local. Além dos direitos e deveres de ser militar, os soldados de branco se dedicam a cuidar de quem quer seja, tanto na paz como na guerra, seja aliado ou inimigo, independente de cor, raça ou credo.

2020.6.25 Memoriasslidshow1

registrado em:
Fim do conteúdo da página