Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > O Berço da Infantaria Blindada do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Berço da Infantaria Blindada do Exército Brasileiro

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" desta quinta-feira (4), rende homenagem às origens do 29º Batalão de Infantaria Blindado (29º BIB).

29º BIB- Berço da Infantaria Blindada do Exército Brasileiro


O atual 29o Batalhão de Infantaria Blindado originou-se do 3o Batalhão de Carros de Combate (3º BCC), unidade criada em 26 de março de 1943, no Rio de Janeiro, no local denominado Derby Club, onde ergue-se o estádio do Maracanã.

O antigo 3º BCC foi transferido para "o coração do Rio Grande do Sul", chegando em Santa Maria em 22 de setembro de 1944, para reforçar a defesa da Região Sul do Território Nacional com meios modernos, potentes e altamente móveis, capazes de oferecer pronta resposta às ameaças que aí pudessem surgir.

Nesta cidade o Batalhão ocupou, inicialmente, as instalações do antigo Parque Imembuí, local onde se encontra, atualmente, a Vila Militar da Guarnição. Em 1948, já com a designação de 3º Batalhão de Carros de Combate Leves (3º BCCL) passou a ocupar em definitivo suas instalações, localizado na região onde existia o antigo 3º Regimento de Aviação, conhecido também como "Boi Morto".

A criação dos batalhões de carros de combate leves foi uma evolução do Exército Brasileiro para acompanhar as inovações militares que ocorriam pelo mundo e com maior relevância no teatro de operações europeu, no decorrer da 2ª guerra mundial. A infantaria blindada é uma das últimas atualizações técnicas e táticas da constituição e emprego da infantaria em combate.

A adoção do blindado, como arma de guerra, começou na 1ª Guerra Mundial, mas somente com viaturas para a cavalaria blindada com os carros de combate. Somente na 2ª Guerra Mundial, surgiram as viaturas blindadas para conduzir a infantaria embarcada para o combate. Tudo isto chegou ao Exército Brasileiro na década de 70 com a transformação dos batalhões de carros de combate leve (BCCL) em batalhão de infantaria blindada (BIB).

Em 31 de dezembro de 1971, o 3º BCCL foi transformado em 29º Batalhão de Infantaria Blindado, recebendo as clássicas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) M113 de fabricação norte-americana. Esta transformação representou um salto tecnológico, pois o Exército passou a contar com tropas de infantaria blindada, aumentando seu poder de combate. Em 13 de agosto de 1998, o Comandante do Exército concedeu ao 29º BIB a denominação "BATALHÃO CIDADE DE SANTA MARIA" e o correspondente estandarte histórico.

O 29º BIB é uma força blindada que possui como principal meio de combate a VBTP M113 BR. Unidade de infantaria blindada de elevado poder de fogo, mobilidade, ação de choque e proteção blindada, características decisivas para obter superioridade nos conflitos atuais. O batalhão, como toda a tropa blindada faz parte da espinha dorsal da força terrestre. Hoje o 29º BATALHÃO DE INFANTARIA BLINDADO, apesar de seu curto passado, demonstra, através de suas atividades, ser uma Unidade de elite do Exército Brasileiro e harmonicamente integrado a sociedade santamariense.

2020-06-04 memorias 29bib

registrado em:
Fim do conteúdo da página