Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Memória da Guarnição - Dia da Vitória
Início do conteúdo da página

Memória da Guarnição - Dia da Vitória

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" desta quinta-feira (28 de maio de 2020), presta merecida homenagem aos Febianos.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

Em setembro de 2020, rememoram-se os 81 anos do início da 2ª Guerra Mundial (2ª GM), onde ocorreu a invasão das tropas alemãs ao território polonês. Entre os anos de 1940 e 1942, várias ações de guerra alemãs ocorreram no litoral brasileiro, gerando a declaração do estado de beligerância, por parte do Brasil, em agosto de 1942. Em 1943, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A FEB NA ITÁLIA

O Exército Brasileiro presta homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que há 76 anos desembarcou em solo italiano para participar efetivamente das operações militares de libertação da Europa do jugo nazifascista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Era o dia 16 de julho de 1944, e os primeiros 5 mil soldados do 1º Escalão da FEB, tendo à frente o gaúcho e gabrielense General João Baptista Mascarenhas de Moraes, desembarcavam em Nápoles rumo à guerra. Depois de quase 15 dias cruzando o Atlântico, os militares brasileiros chegavam à Europa para lutar pelos ideais de liberdade e democracia.

Após o desembarque e o recebimento do material adequado, o 1º Escalão da FEB (6º RI - 1º Esc) foi submetido a um período de treinamento, já no cenário em que operaria.

A partir de então, a FEB estava oficialmente incorporada às tropas aliadas e dentro de algumas semanas passaria pelo seu batismo de fogo no Vale do Rio Serchio.

A 1ª missão operacional (construção de duas pontes sobre um afluente do rio Arno) e o 1º tiro da Artilharia Brasileira (realizado no Monte Bastione contra as forças inimigas localizadas em Massarosa), foram o início de uma longa campanha gloriosa e vitoriosa sob o intenso frio europeu.

Com a chegada do 2º Escalão (1º RI) e do 3º Escalão (11º RI), a frente de combate mudou do vale do Rio Serchio para os Apeninos, onde a FEB, com seu efetivo completo, se notabilizou com as conquistas de Monte Castello, Castelnuovo, Montese e Zocca. Sua atuação foi encerrada com o cerco de Collecchio e Fornovo di Taro e a rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, em 29 de abril de 1945.

A campanha da Itália somou inúmeros exemplos de bravura, dedicação, amor à Pátria e sentimentos fraternos aos valores cultivados pelos homens e mulheres do Exército de Caxias.

O RECONHECIMENTO AOS EX-COMBATENTES

A significativa participação do Brasil, nesse que foi o maior conflito bélico da humanidade, envolvendo nações de cinco continentes, impôs ao Exército Brasileiro o dever de divulgar e preservar a atuação da FEB. E passados 76 anos, é imprescindível que não nos esqueçamos do legado a nós deixado por aqueles que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade. Aos brasileiros, fica a certeza de que os militares do seu Exército estarão sempre prontos para cumprir o chamado da Pátria, para defender seu povo e sua soberania com o sacrifício da própria vida.

NOSSOS HERÓIS

A Guarnição de Santa Maria tem o privilégio de contar com dois dos heróis da FEB, que participaram das jornadas épicas dos combates na Itália: o Sr ARIBIDES RODRIGUES PEREIRA e Sr TALTÍBIO DE MELLO CUSTÓDIO, ambos com 99 anos.

2020.5.28 diadavitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página