Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > A Páscoa dos militares
Início do conteúdo da página

A Páscoa dos militares

Santa Maria (RS) - A tradição da Celebração da Páscoa dos Militares surgiu com a volta dos expedicionários da Campanha da Itália. Foi celebrada, pela primeira vez, em 1945, no Rio de Janeiro, no retorno da Guerra, para aqueles que não tinham participado da Páscoa no tempo normal da Semana Santa. Constituiu o agradecimento a Deus pela missão cumprida com vitória e a prece pelos que tombaram no combate em solo italiano.

Segundo Dom Fernando Guimarães, Arcebispo militar do Brasil a origem da Páscoa dos Militaresnasce no desejo dos nossos “pracinhas” ao retorno da campanha militar da 2ª Guerra Mundial, quando, na Itália, se viram impedidos de celebrar a Páscoa da Ressurreição no dia exato, domingo de Páscoa. Ao voltar, antes de se separar, eles quiseram celebrar a Páscoa de Jesus e, na vitória de Jesus sobre a morte, celebrar e agradecer a vitória das Forças Aliadas contra o nazi-fascismo; agradecer e pedir a Deus pelos irmãos “febianos” e pelos outros militares caídos no campo de batalha; e olhar para o mundo novo que o término do conflito mundial abria para humanidade”.

A Páscoa Militar, desde então, é comemorada numa data alternativa ao calendário cristão. Antigamente era celebrada somente a missa, com o tempo, passou a também ser celebrado um culto evangélico e a reunião entre os espíritas. E em Santa Maria, uma das maiores guarnições militares do Brasil, estas celebrações ocorrem há muito tempo, todos os anos, envolvendo vários os militares em grande momento de Fé.

Cada um de nós, independente de nossas convicções religiosas, temos uma missão. E essa missão, nunca poderemos realizar sozinhos, individualmente. A Fé é algo muito pessoal, mas ela nos joga numa dinâmica que é, necessariamente, uma dinâmica comunitária. É juntos que caminhamos. Às vezes, por caminhos diferentes, mas são caminhos que todos levam a uma meta ou respondem a um designo de Deus. Independente de nossa denominação religiosa, nós somos cristãos e servimos ao mesmo Deus, em qualquer circunstância, qualquer lugar que nós estivermos louvando, inclusive no quartel, rezando, louvando ou tocando, estamos servindo ao mesmo Deus. O Senhor dos Exércitos.

Celebrar a Páscoa dos Militares é festejar a vitória de Cristo sobre a morte, é festejar o bom cumprimento da missão que Cristo recebeu de oferecer a todos a vida eterna. Incentivando assim os militares a terem ânimo forte e fé em Deus para o excelente cumprimento da missão de proteger o nosso Brasil.

WhatsApp Image 2020-04-16 at 11.31.50

registrado em:
Fim do conteúdo da página