Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > Memórias da Guarnição - Corrida de Orientação
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - Corrida de Orientação

Corrida de Orientação: esporte e natureza em Santa Maria

A Corrida de Orientação começou na Suécia por volta o ano de 1900. Depois de 70 anos, o Brasil conheceu o esporte, a partir de uma visita à Europa. Alguns militares brasileiros se interessaram e foram observar pessoalmente as competições de Orientação do Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM).

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, sendo um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

Entre as habilidades exigidas, estão: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada rápida de decisões, corrida em terreno natural e controle da distância percorrida.

Para isso, os atletas recebem um mapa de orientação, que é uma carta topográfica detalhada, onde está traçado o percurso que o competidor deve percorrer e são locados precisamente todos os detalhes de vegetação, relevo, hidrografia, rochas e também as construções e benfeitorias realizadas pelo homem.

No ano seguinte (1971), a corrida de Orientação foi incluída como modalidade esportiva nas Forças Armadas. O pioneiro do esporte, Coronel Tolentino Paz, organizou as primeiras competições militares no Brasil.

O jornal O Globo, em sua edição de 12/7/1972, destacou o 1º Campeonato de Orientação das Forças Armadas, realizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Em 1974, o desporto Orientação foi incluído no currículo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) como uma disciplina obrigatória. No mesmo ano, também foi editada a primeira publicação técnica brasileira sobre o esporte orientação.

Em 1986 e 1987 o Professor de Educação Física Leduc Fauth, acompanhado dos suecos Ulf Levin e Göran Öhlund, realizou uma campanha de divulgação do esporte em todo o Brasil, promovendo atividades em várias cidades.

No âmbito da Federação Internacional de Orientação (IOF), somente na metade da década de 70 é que um grupo de especialista elaborou propostas para representar o formato do relevo no mapa de orientação. Essas propostas foram reunidas, resumidas e apresentadas como o "primeiro desenho" em 1967, primeiro documento da IOF sobre mapas. O segundo Campeonato Mundial de Orientação foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 1968, em Linköping, Suécia, sendo o mapa da competição regulado por esta primeira norma de cartografia da IOF.

Na década de 1980 o esporte orientação cresceu muito em Santa Maria em função da grande importância que tinha a competição da 3ª DE e da 6ª Bda Inf Bld, levando as equipes a treinarem semanalmente naquela época, mas as cartas eram as militares na escala 1:25:000, que contiam poucos detalhes para a atividade de orientação.

Em 1986 foi realizado em Curitiba o I Campeonato de Orientação do Comando Militar do Sul (CMS), utilizando as cartas confeccionadas para o XVII Campeonato Mundial Militar de Orientação do CISM, realizado em 1983, de acordo com a ISOM de 1982, tendo a 3ª DE ficado em 2º lugar.

Tendo em vista que em Santa Maria ainda não possuía uma carta de orientação na escala 1:15:000, de acordo com a ISOM de 1982, causando desvantagem a equipe da 3ª DE no Campeonato de Orientação do CMS, em 1987 o Comando da 3ª DE solicitou ao Serviço Geográfico do Exército a confecção de uma carta na região. Foi confeccionada a Carta de Orientação da Vila Etelvina e, a primeira competição realizada foi o Campeonato de Orientação das Forças Armadas de 1988, sendo vencedor o 3º Sgt Otavio da 3ª DE. Este mapa foi emblemático, pois nele foi organizada a primeira competição civil regular no Brasil, o I Campeonato Gaúcho de Orientação, em 02/05/1992, organizada pelo Clube de Orientação de Santa Maria (COSM), único clube que existia de fato nesta data.

2020.03.19 - Orientação esporte e natureza em Santa Maria

Créditos: Com Soc 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página