Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as Notícias > As Primeiras Militares em Santa Maria
Início do conteúdo da página

As Primeiras Militares em Santa Maria

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

A Escola de Administração do Exército (Salvador - BA) matriculou a primeira turma de 49 mulheres, mediante a realização de concurso público em 1992. E, em 1996, o Exército Brasileiro (EB) instituiu o Serviço Militar Feminino Voluntário para Médicas, Dentistas, Farmacêuticas, Veterinárias e Enfermeiras.

Naquela oportunidade, aproximadamente 30 mulheres realizaram o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) em Santa Maria. Somente em 1997 a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) matriculou e formou, a primeira turma de oficiais do Quadro de Saúde do Exército.

“Entrei no EB por motivação do meu marido, que é dentista militar. Também por facilitar a nossa vida em caso das transferências que são frequentes e desestruturaria o meu trabalho em Santa Maria”, Explicou a TC Rosaina Guerreio Stegliche que é dentista e serve no Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM).

Ela foi tanto precursora na primeira turma de mulheres que foram voluntárias para o EAS de Santa Maria no ano de 1996, quanto na primeira turma de mulheres da EsSEx em 1997.

“O estágio de 45 dias no ano de 1996, que ocorreu no 29º BIB, foi muito bom, Era uma novidade para todos nós. As instruções, os acampamentos, as marchas, as instruções de tiro, a ordem unida tudo foi muito interessante. Depois de um ano intenso de estudo, passei em 3º lugar para a prova da EsSEx, onde completei o curso em segundo lugar e consegui retornar para Santa Maria.” destacou a TC Rosaina.

Durante seus 24 anos de serviço, a TC Rosaina passou em diversas Organizações Militares do EB e Participou da Operação Acolhida no estado de Roraima na cidade de Pacaraima na função de coordenadora do serviço de saúde na recepção dos venezuelanos.

“Sou grata a Deus e ao Exército, por me proporcionar a experiência de ajudar quem precisa. A situação dos venezuelanos é muito triste e se não fosse o Exército na região a situação estaria insustentável” Concluiu.

Durante 7 anos a senhora Lauren Vitoria Saad integrou as fileiras do EB na sua área de especialização.

“Em 1998, através de uma nota que saiu no jornal, fiquei sabendo que as inscrições para a aérea de saúde, estavam abertas. Como já era formada há seis anos em Odontologia, decidi fazer a inscrição para buscar novas oportunidades de crescimento profissional, assim, ingressei na terceira turma de mulheres temporárias do EAS de Santa Maria. A experiência de trabalhar no EB foi maravilhosa, além do crescimento profissional, também obtive um crescimento pessoal pelo contato com muitos colegas que integravam a equipe da Odontoclínica do HGeSM (antigo HGU). Está condição proporcionada pelo HGeSM é muito importante, pois tem uma equipe multidisciplinar, com todas as especialidades, o que facilita e aprofunda o trabalho de cada um. Lembro com saudade e carinho dos pacientes, colegas e do excelente ambiente de trabalho dos tempos que servir o EB”. Relembrou Lauren.

2020.03.06 - As primeiras militares em Santa Maria

Créditos: Com Soc 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página