Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > INSTITUCIONAL > Memória da Guarnição - Seleção Complementar
Início do conteúdo da página

Memória da Guarnição - Seleção Complementar

A Seleção Complementar antecede a incorporação.

Este importante evento é encargo das Organizações Militares que recebem os conscritos designados e tem o objetivo de verificar se não ocorreram alterações consideráveis com o jovem, em relação aos exames realizados por ocasião da Seleção Geral.

O período da Seleção ocorre, normalmente, de fevereiro a novembro e participam dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar.

Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que tenha recebido na sua vida pregressa. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. Nesse contexto, a seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

Em Santa Maria, a Seleção Complementar ganhou ênfase com a criação da 9ª Circunscrição do Serviço Militar (9ª CSM), unidade criada em 14 de novembro de 1941. A 9ª CSM esra responsável pelo alistamento e seleção de jovens, englobando 104 municípios da região central, sul e oeste do estado.

A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultada no site www.alistamento.eb.mil.br, ou no verso do Certificado de Alistamento militar, documento este que o jovem recebe ao se alistar.

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o Serviço Militar é feita nessa ocasião.

Mas isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. A designação para uma das Forças Singulares dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos.

A documentação necessária para a Seleção Complementar é o Certificado de Alistamento Militar.

Os jovens que forem dispensados pela Organização Militar, por excesso de contingente, serão orientados para retornarem à Junta se Serviço Militar onde se alistaram, a fim de receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Aqueles selecionados pela Organização Militar, prosseguirão nas atividades preliminares para a Incorporação.

01

Créditos: Com Soc 3ª DE.

registrado em:
Fim do conteúdo da página