Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colégio Militar de Santa Maria celebra aniversário de 30 anos

Santa Maria (RS) - Uma grande solenidade marcou os 30 anos do Colégio Militar de Santa Maria. No dia 22 de março, o Colégio do Vagão, como é conhecido, festejou com muito orgulho e honras militares, três décadas de história, sendo referência na área da educação em uma cidade que também é referência militar. Os 857 alunos matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio aprendem diariamente muito mais que disciplina e amor à pátria, a união, o respeito e o companheirismo são valores fundamentais.

Como forma de reconhecimento as pessoas que tiveram contribuição com a instituição, foram entregues o diploma Amigo do Colégio, Medalha do Mérito do Vagão e Medalha da Ordem do Mérito Conselheiro Thomaz Coelho, e ainda entrega de Diploma aos alunos vencedores do concurso literário 2024.

WhatsApp Image 2024 04 02 at 10.17.13

A cerimônia foi presidida pelo General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE) que destacou a evolução do colégio neste período.
“A gente pôde ver a alegria que foi a celebração com familiares e ex-alunos, o que mostra a importância do Colégio Militar para a guarnição de Santa Maria, até para o Estado e para o país. O colégio, com três décadas de existência, já tem rendido frutos maravilhosos pela excelência da qualidade do ensino", destacou o General.

A instituição é conhecida pela qualidade de ensino, pela qualificação dos professores e se destaca também com o grande número de aprovação dos alunos. Diferenciais que atraem estudantes filhos de militares e da população civil. Para o Comandante e Diretor de Ensino, Coronel Gerson Ricardo Parzianello, o crescimento da instituição é percebido ano após ano.
“Três décadas é a consolidação do colégio em Santa Maria, a sociedade já criou um laço muito bacana. Ser diretor nos 30 anos, significa ter uma experiência muito válida, principalmente pós-pandemia, todos reaprenderam a estudar, o que é muito gratificante. É uma experiência única na minha carreira. O colégio não é nada sozinho, sem aluno, sem professores, nem sem a família, essa é a grande diferença para continuarmos fazendo nossa parte no ensino no país", acrescentou o Comandante.

colégio 1 04

Encerrando a cerimônia, a tropa formada por ex-integrantes e atuais estudantes, desfilou em continência às autoridades. Durante a comemoração tiveram muitos reencontros e momentos de nostalgia. Depois do desfile, Lorenzo Najar, ex-aluno, relembrou os tempos de escola.
“Para mim é muito gratificante voltar depois de nove anos no colégio. Ver que as tradições perpetuaram, que a rotatividade dos alunos foi muito grande e que a sementinha que a gente plantou, as pessoas estão ajudando a manter. É muito bom reencontrar os amigos, os professores, rever as fotos. Dá uma nostalgia, afinal o sentimento de pertencimento pelo colégio continua", relembrou Lorenzo.

Sentimentos que também são compartilhados pelos atuais alunos. Helena Nunes Bettanzo, 16 anos, é estudante do 2º ano do Ensino Médio e a relação com a vida militar começou desde cedo. O pai dela trabalhou na instituição e os dois irmãos estudaram no colégio, motivos que a levaram a se dedicar e passar na prova para ingressar desde o 6º ano do Ensino Fundamental.
“Desde criança, sempre escutei sobre o Colégio Militar de Santa Maria e o que ele significava para minha família. Ao longo de todo este tempo, tive diversas oportunidades tanto de estudo, como de convivência, foram experiências incríveis que, com certeza, eu não teria em outro lugar e sou muito grata por isso. O colégio não ensina só a matéria da escola ou a marchar, também ensina valores que são muito importantes que vou levar para minha vida inteira como disciplina, garra e determinação. Para mim, é uma honra fazer parte destes 30 anos e tenho certeza que quando eu terminar o 3º ano e sair, vou lembrar deste tempo de colégio com muita saudade", pontuou Helena.

colégio 1 05

 

O INÍCIO
A ideia de instalar um Colégio Militar em Santa Maria era um desejo antigo da comunidade santa-mariense, que foi formalizada em um artigo do então Tenente farmacêutico Luiz Prates Carrion, publicado em 1957. No texto, ele apresentava os motivos pelos quais o Exército Brasileiro deveria criar um colégio em Santa Maria.
O projeto virou realidade no ano de 1994. Seu primeiro diretor e responsável pela implementação do processo foi o Coronel Frederico Guido Bieri.  Em 1998, o atual prédio do Colégio Militar foi inaugurado para abrigar os alunos, que são dependentes de militares e também de civis.

A HISTÓRIA
O Colégio Militar de Santa Maria começou a funcionar no dia 22 de março de 1994, de forma provisória. Os primeiros alunos foram acolhidos em um pavilhão do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, no Bairro Juscelino Kubitscheck, enquanto as instalações principais do colégio estavam sendo construídas. As aulas também eram realizadas em dois vagões de trem cedidos por meio de um convênio com a Rede Ferroviária Federal, daí o apelido de “Colégio do Vagão”.
As atuais instalações foram concluídas em 1998 e contam com salas de aula, salas de idiomas, laboratórios, auditórios, ginásio esportivo, pista de atletismo, tendo hoje tudo o que há de mais moderno em termos de instalações e tecnologia, destinadas à educação.

COMO INGRESSAR
O ingresso no Colégio Militar se dá por meio de um processo seletivo, para o 6º ano do Ensino Fundamental e o 1º do Ensino Médio. O concurso é praticamente um vestibular, considerando a disputa pelas vagas. Em 2023, foram 334 inscritos para 25 vagas do Ensino Fundamental, e 218 inscritos para cinco vagas no Ensino Médio.
O grande diferencial da instituição são as atividades extraclasses, que vão de habilidades artísticas, banda e coral, passa pelas linguagens, com os clubes de inglês e espanhol; pela robótica, atividades esportivas, entre outros.

ESTRUTURA ATUAL

- 857 alunos matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio
- 253 professores e servidores, entre militares e civis
- Em torno de 70% dos alunos aprovados em vestibulares de universidades federais
- A proposta educativa que inspirou (e inspira) a criação do Sistema Colégio Militar do Brasil é formar sujeitos capazes de compreender o mundo e agir de forma crítica. Essa condição é determinada, em grande parte, pelas condições históricas e culturais do país em suas diferentes regiões geográficas
- O principal objetivo deste estudo é apresentar a origem histórica do processo de formação do Sistema Colégio Militar do Brasil, nas diferentes regiões brasileiras, e seu processo de formação na cidade de Santa Maria, RS
- Os procedimentos metodológicos estão baseados em pesquisas bibliográficas e em um estudo da arte sobre a criação dos Colégios Militares existentes no Brasil
- Instalação foi determinada, principalmente, pelo tamanho da guarnição militar de Santa Maria, 2ª maior guarnição do país.

colégio 1 01


colégio 1 03

Fotos: Com Soc 3DE / Com Soc CMSM

Texto: 3º Sgt Thays

registrado em:
Fim do conteúdo da página