Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O dia da bandeira em Santa Maria

Santa Maria (RS) - Dentre os símbolos nacionais, ela é a mais conhecida e a mais querida. Hasteada em escolas, praças, quarteis e prédios públicos, a Bandeira do Brasil representa o símbolo máximo do nosso patriotismo. Tribulando em estádios, competições desportivas de nível internacional, a nossa bandeira é vista com orgulho e emoção, pois “sobre a imensa Nação Brasileira, nos momentos de festa ou de dor, paira sempre, sagrada bandeira, Pavilhão da justiça e do amor” e pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular.

Com a Proclamação da República, era necessária a substituição dos símbolos nacionais que remetessem à monarquia. Assim, a nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República e adotada a partir do Decreto nº 04, assinado pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca.

Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial.

Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8 horas e 30 minutos de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições, o que acontece na guarnição de Santa Maria e em várias cidades pelo Brasil, todos os anos, seguindo o que prescreve a legislação e, ainda, há a entrega de bandeiras para algumas escolas.

Nas solenidades militares de incineração de bandeiras, normalmente, a praça mais antiga presente na guarnição é quem realiza a incineração das bandeiras insevíveis.

Curiosidades

- A frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.

- Diferente do que muitos pensam, o Dia da Bandeira não é feriado nacional.

- A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira.

- Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.

- As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.

- A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.

- A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.

- O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm)

2020.11.19 O Dia da Bandeira em Santa Maria

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página