Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hospital de Guarnição de Santiago

Santa Maria (RS) - O Hospital de Guarnição de Santiago foi criado em 1943, como Hospital Militar de 4ª Classe, com sede em Santiago do Boqueirão. Sua autonomia administrativa foi concedida em 1944 e o primeiro diretor foi o Maj Med Leopoldo Alves de Almeida Torres.

Somente em 10 de outubro de 1944 é que surgem os primeiros registros de funcionamento dessa Organização Militar de Saúde (OMS), quando foi publicado o seu primeiro Boletim Interno, onde consta encontrar-se instalado provisoriamente em um logradouro situado na esquina das ruas Pinheiro Machado com Marechal Mallet (atual Rua Dr. Rivota). Este endereço situa-se há um quarteirão das atuais instalações do H Gu Santiago, ambas localizadas em uma mesma elevação da cidade.

Posteriormente, o Hospital Militar passou a ocupar, ainda como sede provisória, a Enfermaria do 1º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria (atual 19º Grupo de Artilharia de Campanha). No mesmo boletim, consta a permissão do Comandante da 1ª Divisão de Cavalaria (1ª DC) para que a parte administrativa do Hospital Militar funcionasse no pavilhão da enfermaria da referida unidade.

A Unidade de Artilharia da 1ª DC abrigou o Hospital Militar de Santiago (HMS) por quase 15 anos e desde a sua criação a ligação entre o Hospital Militar e a 1ª Divisão de Cavalaria sempre foi muito forte.

Mesmo ainda não possuindo um aquartelamento próprio, o Hospital Militar de Santiago teve em seu quadro ilustres figuras importantes da Saúde do Exercito Brasileiro (EB), entre as quais podemos citar os três diretores que participaram das ações de guerra na Itália. Sendo eles: o Major Médico Davi Sacks, o Tenente-Coronel Epaminondas de Albuquerque Filho e o Tenente-Coronel Médico Osvaldo Furtado de Campos.

Em 1953 o hospital recebeu a denominação de Hospital de Guarnição de Santiago (H Gu S) e em 1959, após 15 anos de sua criação e do início de seu funcionamento, passou a ocupar definitivamente as próprias e atuais instalações, localizado na Avenida Bento Gonçalves, nº 2500.

Em 25 de agosto de 1961, quando a 1ª DC se mobilizou para enfrentar uma possível conturbação política e social em razão da renúncia do Presidente Jânio Quadros, o Cmt da Grande Unidade formou uma Seção de Saúde Divisionária para prestar apoio de Saúde à sua tropa, constituída por integrantes do H Gu S e chefiada pelo próprio Diretor da OMS. O contingente embarcou em trens com destino a Ponta Grossa - PR e ficaram estacionados em Marcelino Ramos – RS, aguardando ordens para prosseguir. A Seção de Saúde Divisionária ficou instalada em um dos vagões da composição. Com a situação pacificada, a tropa retornou para a sede e a Seção de Saúde Divisionária foi desconstituída pelo Cmt da 1ª DC.

Em 2009, quando ocorreu uma reformulação das OMS do EB, extinguindo alguns hospitais de guarnição, permanecendo apenas um hospital de guarnição para cada Brigada da 3ª Divisão de Exército e o hospital de Santiago permaneceu como apoio de Saúde à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, herdeira do histórico da 1ª DC, sendo que em 2019, o cargo de Diretor da OMS deixou de ser exclusivo de Oficial Médico, podendo ocupá-lo outros Oficiais de Saúde.

Recentemente, a Portaria Nº 1.523, de 25 de setembro de 2019, aprovou o Distintivo de Organização Militar e a bandeira-insígnia do Hospital de Guarnição de Santiago, com a sigla da OMS: H GU SANTIAGO.

2020.10.29 H GU Santiago

registrado em:
Fim do conteúdo da página