Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EASA - A casa do Adjunto

Santa Maria (RS) - A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas – EASA, “A Casa do Adjunto”, foi criada pela Portaria Ministerial Nr 043 - RES de 10 de julho de 1992, com o nome de Centro de Instrução de Aperfeiçoamento de Sargentos do Comando Militar do Sul (CIAS-Sul) e teve suas atividades iniciadas em 1º de fevereiro de 1993, no aquartelamento do, então, 17º Batalhão de Infantaria, que foi transferido para a cidade de Tefé-AM. Nos anos de 1993 e 1994 o CIAS-Sul realizava apenas o Aperfeiçoamentos dos Sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Em 1995 com a chegada dos Sargentos da Arma de Engenharia o CIAS-Sul passou a se chamar EASA. No ano de 2004 com a chegada da Arma de Comunicações, a EASA passou a realizar o Aperfeiçoamento de todos os Sargentos das cinco Armas do Exército Brasileiro.

No ano de 2016, o Exército Brasileiro atribuiu mais uma missão institucional à EASA,  ao criar o Curso de Adjunto de Comando e implantá-lo na “Casa do Adjunto”. Curso esse, que foi concebido no Processo de Transformação do Exército, aproveitando o conhecimento e o ensino da própria Escola na valorização do Sargento, pelo qual, habilita os Primeiros Sargentos e Subtenentes, para ocupar cargos e exercer funções de Adjuntos de Comando. A Escola já realizou a capacitação de 209 militares do Exército Brasileiro, 2 militares de Nações Amigas e 3 militares das Forças Auxiliares.

Neste corrente ano a EASA fez 27 anos de existência, consolidando-se como uma Instituição de Ensino de referência do Exército Brasileiro, no que diz respeito ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Sargentos de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Nestes 27 anos de sua existência a EASA aperfeiçoou 20.853 Sargentos do Exército Brasileiro e mais 345 Sargentos das Nações Amigas, que frequentaram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, que os habilitou aos cargos de Auxiliar de Estado-Maior em todos os níveis, bem como exercerem o comando de frações, dentro das peculiaridades de cada Arma.

A Companhia de Comando e Apoio ao Ensino, juntamente com a Divisão de Ensino e com o Corpo de Alunos da EASA, este último que foi criado no início do ano de 1999, tem permitido a todos que aqui trabalham, a oportunidade de demonstrarem o seu potencial como sargentos do Exército Brasileiro na prática de suas atividades, quer seja como Comandante do Corpo de Alunos, Coordenador de Turma, Instrutor de Curso ou membro da equipe de apoio.

A EASA - “A Casa do Adjunto”, é um estabelecimento do Exército Brasileiro com capacidade de divulgar rapidamente para toda a Força Terrestre os novos ensinamentos teóricos, operacionais e administrativos. Neste sentido, o Adjunto de Pequenas Frações e o Adjunto de Comando, constituem cargos cada vez mais relevantes para a ligação entre o Comando e a Tropa.

Atualmente, vive-se tempos de pandemia da COVID-19 (novo coronavírus) e a EASA tem desenvolvido protocolos específicos para minimizar os riscos da pandemia dentro e fora da escola. Visto a escola receber os alunos, de todos os locais do Brasil, para o início do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, em meio a pandemia se fez necessário uma reorganização no que tange o funcionamento do mesmo. Todas as medidas adotadas pela EASA, tanto para a recepção dos Sargentos Alunos como para a condução do curso e funcionamento diário, evidenciam a excelência de uma instituição que, há mais de vinte anos, muito bem representa o Exército Brasileiro perante a comunidade Cruzaltense.

Essa é a EASA, uma escola comprometida com a família militar e com a comunidade.

2020.10.01 EASA A casa do Adjunto

registrado em:
Fim do conteúdo da página