Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - Caserna dos Bravos

A CASERNA DE BRAVOS

Este é o mais antigo quartel do Rio Grande do Sul que, desde o longínquo ano de 1846, salvo pequenos interregnos, nunca esteve desativado, por isso é conhecido como "Quartel Velho".

Em agosto de 1846, chegava a São Gabriel, o Corpo de Artilharia a Cavalo, quando teve início a construção desse grande edifício, que, embora sofresse várias reformas, conserva a sua vetusta forma original quadrilátera e o estilo primitivo das suas linhas arquitetônicas.

Em 1851, passou a chamar-se 1º Regimento de Artilharia a Cavalo (1º RAC), recebendo o nome de “Boi de Botas”. Era comandado pelo Major Mallet atualmente patrono da arma de Artilharia e com esta denominação cobriu-se de glórias nas campanhas da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Em 1856, aí esteve aquartelado o 6º Batalhão de Infantaria, sob o comando do Coronel Antonio de Sampaio, atualmente patrono da Arma de Infantaria.

Em 1908, o 1º RAC foi extinto e nesta mesma data, o Exército criou o 4º Regimento de Artilharia Montado(4º RAM), que mais tarde, mudaria a sua denominação para 5º Regimento de Artilharia Montado(5º RAM). A 23 de julho de 1925, o 5º RAM deixava esta cidade, transferindo-se definitivamente para Santa Maria-RS.

A 31 de agosto de 1926, aqui aquartelava o 6º Grupo de Artilharia a Cavalo, extinto a 13 de abril de 1939. A 2 de setembro de 1942, tornou-se sede do 3º Regimento de Cavalaria Motorizado e sua extinção aconteceu a 31 de maio de 1969, onde, neste mesmo ano, em 24 de julho, ocupava a legendária caserna, o 6º Batalhão de Engenharia e Combate, vindo transferido da capital do Estado, permanecendo até os dias atuais.

Ao longo da existência do "Quartel Velho", consagraram-se nele uma plêiade de valorosos e brilhantes Oficiais do Exército Brasileiro, com larga projeção de serviços prestados ao país, dentre eles:

OS MARECHAIS:

Emilio Luiz Mallet, Barão de Itapevi; Manoel de Almeida Gama Lobo Coelho D'Eça, Barão do Batovi; Manoel Deodoro da Fonseca; João Baptista Mascarenhas de Moraes; Fernando Setembrino de Carvalho; João Thomaz de Cantuária; Hermes Ernesto da Fonseca e João Nepomuceno de Medeiros Mallet.

OS GENERAIS:

-Antonio de Sampaio; Bertoldo Klinger; Nelson e Alcides Etchegoien; José Fragomeni; Geraldo da Camino e Osmar de Almeida Brandão.

OS CORONÉIS:

Felinto Gomes de Araújo; José Plácido de Castro; Vicente Mario de Castro e Major-médico Dr. Jonathas Abbott.

Devido a essa gama de Oficiais que de uma forma ou de outra estiveram integrados ao "Quartel Velho", este foi denominado de "Caserna de Bravos".

Ressaltamos, ainda, que diversas praças da Unidade foram designadas para a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Salienta-se entre elas, o Sargento Manoel Milintino da Silva, primeiro elemento do Batalhão transferido para o 9º BE Cmb, unidade esta incorporada à FEB e o soldado Arthur Lourenço Stark, que tombou nos campos da Itália.

2020.09.17 Caserna de Bravos

registrado em:
Fim do conteúdo da página