Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Memória da Guarnição - NPOR do Regimento Mallet

Santa Maria (RS) - A coluna "Memória da Guarnição" do dia 10 de setembro, destaca a formação dos oficiais temporários no 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Regimento Mallet).

NPOR do Mallet

O Exército Brasileiro forma os seus oficiais subalternos nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), que são localizados em comandos militares de área, no caso do Comando Militar do Sul, fica em Porto Alegre e possui cursos de todas as armas do Exército. Outro estabelecimento de ensino para formação de oficiais temporários são os Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Estas duas estruturas de ensino do Exército Brasileiro são responsáveis pela formação básica, moral, física e técnico-profissional do oficial subalterno da 2ª Classe da reserva. Os NPOR formam oficiais de uma especialidade, no caso do NPOR do Regimento Mallet, são formados oficias de Artilharia.

Em setembro de 1942, iniciou-se as atividades do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do então 5º Regimento de Artilharia Montada (5º RAM), atual 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - "Regimento Mallet", tendo em 12 de outubro deste ano, seus primeiros dez alunos matriculados, os quais foram declarados Aspirantes a Oficial do Exército Brasileiro, em 21 de abril de 1944.

Ao passar dos anos as turmas variaram em relação ao número de alunos. A turma de 1999, por exemplo, teve 10 alunos, enquanto a turma de 1995 teve 40 alunos matriculados.

A turma de 1995, Turma Dia do Cinquentenário da Tomada de Monte Castelo, também teve a oportunidade de participar da chamada Empreitada Memorial Mallet, presenciando a histórica missão de translado dos restos mortais do Patrono da Arma de Artilharia, Marechal Emílio Luiz Mallet, para um mausoléu localizado no interior das instalações do Regimento Mallet.

Em 1998, o Núcleo passou a ter a denominação histórica de Bateria Capitão Leite de Castro, homenageando o herói Marechal João Vicente Leite de Castro, valoroso militar que lutou em inúmeras batalhas durante a Guerra da Tríplice Aliança, integrando o 1º R A CAV (1º Regimento de Artilharia a Cavalo).

Atualmente, o ensino do NPOR funciona dividido em duas partes, o período básico e o período de formação e aplicação. Durante estes períodos, os alunos recebem diversas cargas de instrução ao decorrer do ano, como por exemplo, instruções de ordem unida, armamento e tiro, organização e utilização do terreno, topografia, patrulha, operações de garantia da lei e da ordem (GLO), história militar e emprego da arma de artilharia. Além disso, são desenvolvidos nos alunos a aptidão física e os conteúdos atitudinais, como a iniciativa, persistência, equilíbrio emocional, zelo, coragem, espírito de corpo, espírito de cumprimento de missão e meticulosidade.

2020.9.10 memoria npor

registrado em:
Fim do conteúdo da página