Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O 7 de setembro em Santa Maria

Santa Maria (RS) - Mais do que um simples feriado nacional, que tornou-se Lei em 6 de abril de 1946, quando o Presidente do Brasil era o General Eurico Gaspar Dutra, o 7 de setembro, representa não só a expressão de liberdade e emancipação, mas sim e a esperança de um novo amanhã.

Foi a partir daí, que teve início o processo de organização da jovem Nação, além do agravamento da luta contra as tropas portuguesas contrárias à Independência. Tal conflito durou até março de 1824. Desse processo, nasceu uma nação independente, o nosso Brasil.

Antigamente, somente os militares desfilavam nas comemorações do Dia da Pátria. E, foi no primeiro governo de Getúlio Vargas, que os estudantes, algumas agremiações e sindicatos foram agregados ao desfile, o que ocorre até nos dias atuais.

Em Santa Maria, a terceira maior guarnição militar federal do país, composta por unidades do Exército Brasileiro, mais organizações militares da Força Aérea Brasileira, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar, o desfile tornou-se expressivo por esse numeroso efetivo de militares e exposição de seus modernos equipamentos, armamento de dotação, viaturas de combate e de apoio logístico, tornando-se, dessa forma, mais completo do interior do estado.

Na cidade “Coração do Rio Grande”, o desfile militar já ocorreu na avenida Rio Branco/rua do Acampamento e na avenida Liberdade. Atualmente, o desfile cívico-militar, ocorre na avenida Medianeira e conta, como sempre, com grande participação da população civil local, onde desfilam além das organizações militares, entidades civis e escolas públicas e particulares.

2020.09.03 7 de setembro em Santa Maria

registrado em:
Fim do conteúdo da página