Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

50 anos da Estação Rádio RS/10 em Santa Maria

Santa Maria (RS) - Em 23 de agosto de 1915, o então Ministro da Guerra criou o Serviço Radiotelegráfico do Exército, marcando o início das comunicações estratégicas do Exército Brasileiro.

No ano que o Serviço Radiotelegráfico do Exército completa 105 anos, destacamos a Estação Rádio RS/10, integrante do sistema de telecomunicações, que este ano comemora 50 anos de sua criação.

Aproveitando esta grande oportunidade, nos reportarmos ao tempo em anos anteriores a 1970, quando a Estação Rádio RS/10 era apenas um Posto Rádio que atendia as Guarnições de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Rosário do Sul.

Foi em 19 de novembro de 1970 que a Estação Rádio RS/10 recebeu seu primeiro oficial, o Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais Roberto Pereira, e passou a ter em seu efetivo um Chefe e cinco operadores, operando ainda no sistema único de RADIOTELEGRAFIA, sendo o marco temporal de sua criação.

Até chegar ao local onde hoje ocupa suas instalações no interior do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (PRMnt/3), a Estação Rádio RS/10 ocupou vários locais, como uma pequena sala do Quartel General da 3º Divisão de Exército (3ª DE) e uma garagem adaptada no antigo 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), hoje o Quartel General de 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).

As evoluções tecnológicas seriam inevitáveis e logo a Estação Rádio RS/10 passou a ser mobiliada com modernos equipamentos para melhor atender à grande demanda de mensagens radiotelegráficas.

Por várias décadas a radiotelegrafia constituiu-se no principal meio de comunicações do Exército Brasileiro e pelas ondas de rádio trafegavam as notícias de transferências, promoções e informações de suma relevância para a rotina administrativa das Organizações Militares e dos militares em geral.

Antecipando-se à convergência das tecnologias da informação e das comunicações, o Exército reuniu a sua vertente das telecomunicações estratégicas, que se encontrava a cargo do Serviço Rádio do Ministério do Exército, com a de informática e criou em 17 de dezembro de 1997, o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), com a missão de estabelecer, administrar e manter a infraestrutura física e lógica necessária ao funcionamento do Sistema de Comando e Controle do Exército no nível estratégico, ao qual está vinculada a nossa RS/10.

Este processo foi ampliado para todo o território nacional e hoje existem doze Centros de Telemática, estruturas de telecomunicações que tem sede junto aos comandos de militar de área. No caso do Comando militar Do Sul, é o 1º Centro de Telemática de Área (1º CTA), situado em Porto Alegre, na condição de organizações subordinadas ao CITEx.

Em abril de 2018 o 1º CTA criou o Destacamento Técnico de Tecnologia da Informação (DTTI/1º CTA) a fim de gerenciar os meios de telecomunicações e informática na guarnição de Santa maria, ocupando as instalações da Estação Rádio RS/10 e, desta forma, a Estação Rádio RS/10 passa a fazer parte do efetivo do Destacamento.

A RS/10, com a sua nova estrutura em Santa Maria, integra-se ao Sistema de Telemática do Exército (SisTEx), sendo uma das poucas estações que contam com a estrutura completa de telecomunicações e tecnologia da informação fora dos grandes centros.

É um orgulho relembrar as origens e a história escrita por militares que prestaram e prestam serviços na Estação Rádio RS/10, que representam a presença viva e operante do Serviço Telegráfico no sul do país.

2020.08.27 Radio RS.10

registrado em:
Fim do conteúdo da página