Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Soldados da 3ª DE

Soldado: primeira graduação na carreira militar. Ser soldado vai além da primeira formação na Instituição. Soldados são considerados a base da Defesa nacional. Todos aqueles que servem à Pátria são considerados “eternos soldados”, independente do posto ou graduação que ocupa.

Há soldados trabalhando na nossa infraestrutura, na distribuição de vacinas, apoiando as populações carentes do norte e nordeste brasileiro e, na atividade principal, guarnecendo e defendendo a imensa nação brasileira. Os nossos Soldados estiveram presentes em mais de 50 Operações de Paz, conquistando o respeito de organizações internacionais, alicerçado pela participação do nosso Soldado na 2ª Guerra Mundial.

Os requisitos para ostentar essa alcunha são: : amar a Pátria, sua história, símbolos, tradições e nação – mesmo com o sacrifício da própria vida. A Disciplina: rigorosa obediência às leis, aos regulamentos, normas e disposições. O Dever: cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar. A Lealdade: cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos. A Probidade: pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça. A Camaradagem: capacidade de estabelecer relações amistosas com superiores, pares e subordinados. E a Coragem: ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

Na área da 3ª Divisão de Exército (Divisão encouraçada), milhares de soldados já prestaram o serviço militar obrigatório e muitos fizeram carreira nas Forças Armadas. Vale ressaltar que, mesmo que o serviço militar obrigatório esteja previsto em lei, a grande maioria dos cidadãos alistados, são voluntários a servir à Pátria.

Servir como soldado na área da 3ª DE, não o torna melhor do que outros que servem pelo Brasil afora, mas sim, o distingue por estar na região de maior poder de fogo do Exército Brasileiro. O combatente blindado, oriundo das antigas táticas de Cavalaria hipomóvel, fazendo parte de guarnição de blindados, ostenta a boina preta após cumprir as etapas do período de instrução individual básica.

No dia do Soldado, reverenciamos o nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, citado nos livros de história como o pacificador, e brilhante estrategista militar, que se tornou lenda entre os homens e mulheres da Força Terrestre, e firmou-se como herói nacional do povo brasileiro. Caxias, por sua carreira e seus feitos históricos, tornou-se um símbolo. Dessa forma, todos os militares são chamados de “Soldados de Caxias”.

Prestamos uma homenagem especial a todos os Soldados brasileiros que tombaram no cumprimento do dever, derramando seu sangue nos combates pela nossa independência e união territorial; nas guerras do período colonial, na Itália durante a Segunda Guerra Mundial; nas missões sob a bandeira da Organização das Nações Unidas, levando a paz e a segurança a todos os continentes e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem nos diversos estados da federação.

“Ser Soldado é mais que profissão: é missão de grandeza”! Na senda deste sábio provérbio militar do General Leônidas Pires Gonçalves, antigo Ministro do Exército.

2020.08.20 Soldados da 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página