Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

112 Anos da 3ª Divisão de Exército

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" do dia 6 de Agosto homenageia os 112 anos da 3ª DE.

A 3ª Divisão de Exército- Divisão Encouraçada completa, no dia 6 de agosto, 112 anos de existência, com seu Quartel General localizado estrategicamente na acolhedora Santa Maria, no “Coração do Rio Grande”.

Ao longo dos anos, as tropas que se estabeleceram em Santa maria da Boca do monte passaram por diversas transformações até que em 6 de agosto de 1908 foi constituída a 3ª Brigada Estratégica, primeira Grande Unidade Militar em Santa Maria, sendo o marco temporal da atual 3ª DE. Em 1979 recebeu a Denominação Histórica de “Divisão Encouraçada” por ser herdeira dos feitos e das tradições da 3ª Divisão de Infantaria do Exército Imperial que, sob o comando do bravo Brigadeiro Antônio de Sampaio, cobriu-se de glória nas batalhas da Guerra da Tríplice Aliança.

A estrutura organizacional da 3ª Divisão de Exército conta com a 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS), a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS), a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Uruguaiana-RS) e Artilharia Divisionária /3 (Cruz Alta-RS), além do 1° Batalhão de Comunicações (Santa Ângelo-RS), a Base Administrativa, a Companhia de Comando e do Campo de Instrução de Santa Maria, nesta Guarnição. A 3ª Divisão de Exército é um Grande Comando Operacional com responsabilidade sobre uma área correspondente a praticamente metade do Rio Grande do Sul, perfazendo um efetivo superior a 15 mil homens e mulheres, distribuídos em 43 Organizações Militares e um universo aproximado de 1700 viaturas operacionais e administrativas, além de 725 viaturas blindadas e mecanizadas. É a maior e mais potente Divisão do Exército Brasileiro.

As tropas da Divisão Encouraçada participaram de várias missões como força de paz da Organização das Nações Unidas. No Timor Leste, em 2005 com um pelotão. Integrou à Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) por três vezes nos anos de 2007, 2010 e 2014 com o envio de tropa valor batalhão.

As tropas da 3ª DE também atuam na faixa de fronteira, para combater ilícitos transfronteiriços ou tomando parte de Força de Pacificação no complexo de favelas da Maré(2014), no Rio de Janeiro, assim como em proveito da segurança de grandes eventos, como ocorreu no transcurso Copa do Mundo de 2014 e na Operação Acolhida (2019) em Roraima para receber os venezuelanos que migraram para o Brasil.

Mas a atuação da 3ª DE vai além dos muros dos quartéis, participando de muitas ações integradas de apoio comunitário e à defesa civil, estendendo a Mão Amiga do Exército Brasileiro à população carente, especialmente, em situações de calamidade, como os desabrigados da enchente, socorro e transporte da população ribeirinha de áreas alagadas e apoio à reconstrução de casas, escolas e imóveis de uso coletivo das comunidades atingidas por intempéries climáticas.

Esta é a Divisão Encouraçada! Há 112 anos no coração do rio grande, fazendo parte da história de Santa Maria e região.

Neste ano, em face das restrições sanitárias para o enfrentamento à COVID-19, não serão realizados os tradicionais eventos comemorativos ao aniversário da Divisão Encouraçada.

2020.08.05 112 Anos 3ª DE

registrado em:
Fim do conteúdo da página