Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Memória da Guarnição - O Museu Gaúcho da FEB

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" desta quinta-feira (23), fala sobre o Museu Gaúcho da FEB, localizado em São Gabriel (RS).

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira foi criado em Porto Alegre a 12 de janeiro de 1978. Seu fundador foi o veterano da 2ª Guerra Mundial, tenente Antônio Reginato. Primeiramente, funcionou em um prédio cedido pelo Exército Brasileiro, mais precisamente na Avenida João Pessoa, na capital do Estado.

Em 27 de junho de 1981, após a morte do Tenente Reginato, passou à responsabilidade da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Porto Alegre (ANVFEB - PA). Devido a vários fatores, o museu não mais ficaria em Porto Alegre, conforme aprovação pela Associação de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na época presidida pelo tenente José Conrado de Souza.

Diante da desativação, o acervo iria ser levado para o Rio de Janeiro, onde estava localizado outro grande acervo da FEB no chamado Museu Nacional da Força Expedicionária Brasileira.

O General Daniel Lomando Andrade ligou para o Secretário Municipal do Município de São Gabriel na época Coronel Carlos Eurico Meyer de Mesquita, já na reserva, perguntando se o município de São Gabriel queria o museu na terra onde nasceu o comandante da FEB na 2ª Guerra Mundial, o Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes.

Dessa forma, com o interesse do município, no governo do Prefeito Eglon Meyer Corrêa, o Museu da FEB foi doado para São Gabriel e se instalou no prédio construído em 1906, da antiga Gare da viação férrea de São Gabriel. A instalação do museu em São Gabriel ocorreu em 20 de novembro de 1992, ficando até os dias atuais no prédio a antiga Estação da Viação Férrea, cedido pela Rede Ferroviária Federal. Em julho de 2003, o acervo foi retirado para reformas no prédio (mantido nas unidades militares do município) especialmente por questões de segurança. O acervo retornou no mês de março de 2004, quando foi reaberto ao público.

O acervo do Museu é temático, e possui diversos documentos, fotos, condecorações e armas da época da 2ª Guerra Mundial.

LEI Nº 1880/92 DE 16 DE JUNHO DE 1992

O Executivo Municipal então, envia ao Legislativo municipal o Projeto de Lei Nº 1.880, que foi aprovado por unanimidade, sendo convertido em lei, proporcionando a instalação do Museu Gaúcho da FEB em São Gabriel.

Artigo 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a receber, guardar e proteger, perenemente, o acervo histórico do Museu Gaúcho da FEB, que a Associação dos Veteranos da FEB doou ao povo de São Gabriel.

Na época era prefeito municipal o Dr. Eglon Meyer Corrêa e presidente da Câmara de Vereadores o vereador Caio Flávio Lopes Rocha.

O CURADOR

Com a instalação do Museu, o Prefeito Eglon Meyer Corrêa, convidou para ser o primeiro curador do Museu o Historiador Osorio Santana Figueiredo, que prontamente aceitou e organizou, catalogou e instalou para devida apreciação dos gabrielenses e visitantes todo o acervo dessa história que muito honra nossas façanhas na Segunda Guerra Mundial.

Créditos: Por Seção de Comunicação Social da 3ª DE, com colaboração de Beraldo Figueiredo.

2020.23.7 Memoria1 

registrado em:
Fim do conteúdo da página