Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Memórias da Guarnição - O Marechal de Branco

Santa Maria (RS) - A coluna "Memórias da Guarnição" desta quinta-feira (2 Jul), presta homenagem ao Marechal Emmanuel Marques Porto.

Marechal de branco

Emmanuel Marques Porto nasceu no Rio de Janeiro em 3 de abril de 1894. Cursou Medicina na faculdade do Rio de Janeiro, sendo formado na turma de 1915. Em fins de 1917, prestou concurso para médico do Exército, recebendo os galões de 1º tenente em 27 de dezembro de 1917 e nomeado para a cidade de Quarai, cidade em que se realizaram as núpcias de seu casamento com a Senhorita Yandir Saldanha Rodrigues.

O MARECHAL MARQUES PORTO foi um devotado médico militar, que nos seus quarenta anos de serviços inestimáveis exerceu as mais variadas funções que podem ser dadas ao desempenho de um médico militar, na paz e na guerra. Das diversas funções que desempenhou, destacou-se como primeiro diretor do Hospital de Guarnição de Santa Maria, no período de 19 Jun 1923 a 14 Dez 1924, também, como chefe do Hospital de Campanha na Revolução de 1930 e durante a Revolução de São Paulo no ano de 1932. Junto ao V Exército Americano foi observador militar brasileiro durante a 2ª Guerra Mundial e Chefe do Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre os anos de 1943 e 1945.

Por seu desempenho na 2ª Guerra Mundial recebeu do presidente americano HARRY TRUMANN o seguinte elogio:
“O Coronel Emmanuel Marques Porto, como Chefe do Serviço de saúde da FEB desempenhou as funções com admirável perfeição, de dezembro de 1943 a julho de 1945. Muito antes da chegada da FEB à Itália, os seus estudos exatos e compreensivos sobre a participação do departamento Médico dos Estados Unidos nas operações de combate, proporcionou a base para o treinamento do pessoal médico brasileiro nos métodos e processos de campanha e o esclarecimento de todo o resto da tropa na parte referente aos primeiros socorros e à conservação do estado sanitário em campanha. As qualidades de comando reveladas pelo Coronel Marques Porto, lado a lado com sua energia e facilidade com que resolveu novos problemas médicos, justifica-se no admirável trabalho desempenho pelo serviço médico brasileiro em benefício de suas tropas empenhadas em combate. Os serviços prestados pelo Coronel Marques Porto no 5º Exército, à causa das Nações Unidas, transcendem, em muito, o simples alcance dos seus atos físicos. Eles demonstram um profundo espírito de cooperação e de dedicação à causa das armas aliadas e, portanto, merecem o mais entusiástico dos elogios”. (a) H. Trumann”.

Promovido ao posto de General de Divisão em 25 de dezembro de 1950, foi nomeado Diretor do Serviço de Saúde do Exército, exercendo o cargo de 3 de janeiro de 1950 a 17 de julho de 1953, quando solicitou transferência para a reserva. Na Direção do Serviço de Saúde reestruturou o quadro de médicos, elevando a função de Diretor ao posto de General de Divisão e criado dois cargos de General de Brigada Médico para as funções de Diretor Técnico e Diretor Administrativo, ampliado ainda, o quadro de Oficiais Superiores. Criou diversos cursos de especialização para médicos e enfermeiros, ainda, organizou o curso de enfermeiros da Escola de Saúde. Instalou o Depósito Regional de Material Sanitário na 2ª Região Militar, criou os Hospitais Militares de Manaus e da Guarnição da Vila Militar, e elaborou o novo regulamento para o Serviço de Saúde sobre novas bases.

O Marechal Emmanuel Marques Porto recebeu as seguintes condecorações: Medalha Militar de Ouro por mais de trinta anos de bons serviços, Medalha de Campanha da FEB, Medalha de Guerra (Brasil), Cruz de Honra da Association of Military Surgeons of the United States of America, Palmas Acadêmicas pela American International Academy (U.S.A), Comendador da Ordem do Mérito Militar, Oficial da Legião do Mérito dos Estados Unidos da América, Comendador da Ordem do Mérito Sanitário (França) e a Comenda Papal da Ordem Lateranense.

O Dr. Emmanuel Marques Porto foi membro titular de diversas associações médicas nacionais e estrangeiras. O Marechal Emmanuel Marques Porto faleceu em 6 de fevereiro de 1969, com setenta e cinco anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro. Está Sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, Bairro do Caju, na cidade de Rio de Janeiro.

2020.7.2 memorias medico

registrado em:
Fim do conteúdo da página