Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

0 Banner Assistencia Social borda arredondada


 1 Institucional borda arredondada 2 Missao borda arredondada 3 Contatos borda arredondada 4 Links e telefones uteis borda arredondada

EIXOS DE ATUAÇÃO

    A Assistência Social do Exército tem por missão coordenar e promover ações socioassistenciais, de forma integrada, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida e a identificação de situações sociais que estejam interferindo, direta ou indiretamente, no desempenho profissional e na convivência familiar e social dos integrantes da Família Militar.

    Nesse sentido, o SASEx tem como propósito desenvolver ações em 9 (nove) eixos de atuação:

    1. EIXO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E SAÚDE MENTAL: possui como objetivo a prevenção e a redução da incidência de suicídio entre os integrantes da Família Militar e o cuidado com a Saúde Mental, bem como ajudar na identificação dos fatores de risco e sinais de alerta, a fim de contribuir na prevenção do suicídio de forma precoce, proporcionando o encaminhamento para o tratamento de saúde necessário.

    2. EIXO DE APOIO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: engloba uma série de ações integradas direcionadas à acessibilidade e à orientação acerca dos direitos sociais da pessoa com deficiência. Nesta ação socioassistencial, destaca-se a inserção da equoterapia, que visa ofertar à Família Militar o tratamento para reabilitação, reeducação especial e inserção social para pessoas com deficiência e o Apoio à Necessidade de Ensino Especializado que destina-se ao pagamento das despesas com a contratação de Instituições de Ensino Especializado Exclusivo (IE Esp Exc) e de Instituições de Ensino Regular Inclusivo (IE Reg Inc) que oferecem escolarização a discentes com necessidades especiais.

    3. EIXO DE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA: tem por objetivo promover o acolhimento, o possível encaminhamento dos usuários e a sensibilização sobre os danos causados à saúde pelo uso indevido de álcool e outras drogas.

    4. EIXO DE PREPARAÇÃO PARA A RESERVA E APOSENTADORIA: tem por finalidade criar espaços para a reflexão sobre as questões que envolvam a passagem para a reserva e a aposentadoria, bem como tratar os impactos provocados pela mudança na dinâmica das relações de trabalho, buscando oferecer aos militares e servidores civis, em vias de ingressar na reserva/aposentadoria, uma oportunidade de mudança de atitude frente aos seus preparativos para esta nova fase da vida.

    5. EIXO DE ATENDIMENTO SOCIAL AOS MILITARES, SERVIDORES CIVIS E SEUS FAMILIARES PARTICIPANTES DE MISSÕES ESPECIAIS: visa prevenir e/ou minimizar o surgimento ou o agravamento de situações de vulnerabilidade, que possam acometer o núcleo familiar dos militares e/ou dos servidores civis participantes de missões especiais e ou de situações especiais, contribuindo para a estabilidade psicossocial do público-alvo durante o cumprimento das missões.

    6. EIXO DE EDUCAÇÃO FINANCIERA: tem por finalidade contribuir com a ampliação da capacidade do público-alvo de realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos por meio da educação financeira.

    7. EIXO DE HARMONIA DO LAR: tem por finalidade contribuir com a difusão do conhecimento concernente ao tema e orientar sobre medidas a serem adotadas para o fortalecimento da família, bem como o acesso às informações a respeito do planejamento familiar.

    8. EIXO DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: tem por finalidade contribuir para o maior alcance das ações socioassistenciais e conhecer, em sua área de atuação, os recursos de Assistência Social disponíveis para apoio socioassistencial para possíveis encaminhamentos.

    9. EIXO DE HOSPEDAGEM E LAZER: tem por finalidade manter os Meios de Hospedagem e Áreas de Lazer categoria “B” do Exército em níveis satisfatórios de conservação e capacidade de atendimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página